Algoritmo criado pelo MIT reconhece sorrisos verdadeiros e falsos

Imagem de: Algoritmo criado pelo MIT reconhece sorrisos verdadeiros e falsos

Qual dos dois sorrisos é o falso? (Fonte da imagem: Divulgação/MIT)

Você consegue identificar qual dos dois sorrisos acima é realmente verdadeiro e qual é resultado de uma frustração? Pense por alguns segundos. Se você acreditou que o sorriso da direita é de felicidade, errou. E quem diz isso é um sistema desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Os engenheiros do MIT desenvolveram um algoritmo que consegue capturar corretamente um sorriso falso e um sorriso genuíno. A equipe descobriu que os algoritmos do computador são mais precisos que nós na captura de emoções humanas, como alegria e frustração.

Comprovado cientificamente

Na experiência realizada pelos pesquisadores, um grupo de pessoas foi convidado a preencher formulários longos e, quando clicavam no botão enviar, o formulário simplesmente desaparecia, causando uma grande frustração.

O computador registrou os seus sorrisos e comparou com as de um bebê risonho. A máquina, através do algoritmo criado, conseguiu identificar corretamente o sorriso frustrado do sorriso genuíno. Por hora, apenas o sorriso da Mona Lisa continuará sendo um mistério.

A nova tecnologia pode ser incorporada ao recurso de desbloqueio de face, em smartphones, notebooks, computadores de mesa ou tablets. Para liberar o uso dos seus aparelhos, a tecnologia poderia solicitar que você sorrisse com toda alegria. Já imaginou ter que fazer isso naqueles dias em que tudo dá errado?

Fonte: MIT News

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.