Como editar PDFs sem usar o Adobe Acrobat

Imagem de: Como editar PDFs sem usar o Adobe Acrobat

Versão 9.4 resolveu duas brechas de segurança.

Em meados dos anos 90, a Adobe criou a extensão PDF, um formato de arquivos que se tornou rapidamente um dos mais populares documentos em todo o planeta. Bancos, seguradoras, escolas e todos os tipos de empresas recorrem ao formato para controlar os mais diferentes arquivos.

Mas, por que até hoje o PDF é tão popular? As razões são várias e podemos destacar o fato de que com ele os arquivos ficam mais compactos, por exemplo. Ele também permite que a formatação dos dados não sofra alterações quando estes são visualizados nas mais diferentes máquinas, algo muito útil para manter as configurações de imagens e textos.

Assim, você pode criar o seu documento em um Mac e, logo em seguida, enviá-lo para leitura em outras máquinas que utilizem Windows. Além disso, editar algo que esteja gravado no formato não é tarefa fácil e isso pode garantir a segurança dos conteúdos ali inseridos.

Pois nesse sentido, saiba que existem formas de você conseguir “contornar” essa segurança e, com isso, você pode conseguir modificar arquivos em PDF. Confira algumas dicas de programas do Baixaki para que você possa alterar os seus documentos.

Como editar informações simples

Pode ser que em alguns arquivos não haja a necessidade de se editar de forma avançada os textos ou informações presentes no corpo do documento. Assim, caso você queira realizar modificações simples, como esconder o email e o seu número de telefone ou, então, inserir comentários no arquivo, uma ferramenta muito útil é o PDFScape.

O serviço funciona online e é muito fácil de ser utilizado. Basta que você envie o arquivo para o programa e espere que o upload seja realizado. Em seguida, por meio dos menus posicionados acima e no lado esquerdo da tela, altere a ordem das páginas, insira textos, imagens e comentários. O PDFScape também permite que você crie senhas para os arquivos, tornando a visualização dos dados mais segura.

Como copiar informações ou realizar alterações nos textos e imagens

O PDFRider é uma opção interessante para quem deseja obter somente determinadas informações de algum documento. O programa permite que você copie ou adicione páginas a partir de outros arquivos em PDF.

Interface principal

Ou seja, com ele você é capaz de iniciar um novo arquivo e, com base em algum outro já existente, obter trechos de textos e imagens, tornando mais fácil a separação das informações que você realmente deseja.

O BabyPDF funciona de maneira um pouco diferente: aqui você pode tanto abrir os arquivos somente para leitura, como também acessá-los com a intenção de inserir informações dentro das páginas dos documentos.

O software traz um editor com cerca de dez ferramentas diferentes para que você realize algumas alterações nos PDFs, como inserir imagens ou trechos de texto anexados a alguns parágrafos já existentes.

Convertendo os documentos

Outra maneira muito prática de você editar os seus arquivos em formato PDF é convertê-los para outras extensões, como as utilizadas pelo pacote Office: DOC e XLS. A ideia é que você os transforme, realize as edições desejadas e, depois, volte a convertê-los para o formato PDF.

Mesmo que alguns textos com várias tabelas e imagens percam algumas de suas configurações, essa ainda se mostra a melhor opção para quem deseja realizar mudanças mais profundas nos documentos.

O Some PDF to Word Converter é um software de conversão de PDFs muito popular e está entre os baixados da categoria. Entre os seus diferenciais estão a velocidade em que ele trabalha, a simplicidade na hora de se transformar os documentos e a possibilidade de se trabalhar com vários arquivos de uma só vez.

O software também conta com várias outras ferramentas de personalização, como determinar o número de páginas a ser convertido ou escolher se as figuras e tabelas também devem ser levadas ao novo documento.

Já se você não tem vontade de instalar nenhum aplicativo voltado somente à realizar uma conversão dos seus arquivos, uma boa pedida é lançar mão de um serviço online que trabalhe com a mesma função.

 

Com o PDF2Word, fazer isso é muito fácil. Primeiro, acesse o site do serviço e, no campo “Select a PDF to convert to Word”, clique em “Enviar arquivo”. Em seguida, aperte no botão “Upload and Convert”.

O tempo de trabalho vai depender do tamanho do documento enviado. A conversão pode demorar entre poucos segundos, até um ou dois minutos. Assim que o serviço terminar, basta clicar no link disponibilizado para baixar o arquivo já na extensão RTF.

Como mudar o autor

Você pode contar com as mais diferentes razões para querer editar informações que dizem respeito aos dados do arquivo, como o autor, o programa utilizado ou, então, simplesmente alterar o assunto do documento.

Para realizar esse tipo de mudança, uma boa alternativa é utilizar o BeCyPDFMetaEdit, um programa eficiente e que não pede nenhuma instalação.  Com ele sendo executado, basta abrir o arquivo PDF e, na primeira aba, “Metadata”, editar os campos desejados, tudo de maneira rápida e intuitiva.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.