Windows 8: como desabilitar a troca rápida de usuário

Imagem de: Windows 8: como desabilitar a troca rápida de usuário

Diferente dos sistemas operacionais anteriores, o Windows 8 apresenta um opção que permite a troca rápida entre os usuários do PC (no menu Iniciar, basta clicar sobre o nome da conta atual para exibir a lista de logins disponíveis). Embora seja muito prático, acessar duas contas simultaneamente pode gerar problemas, fazendo processos da conta em segundo plano funcionarem indevidamente, por exemplo.

Digamos que você esteja digitando um email importante e seu irmão apareça querendo acessar um arquivo no usuário dele: você usa a troca rápida, ele faz o que precisava fazer e vai embora. Entretanto, ao voltar para a sua conta, você percebe que o navegador parou de responder, fazendo você perder o texto digitado. Para evitar situações assim, às vezes é mais fácil simplesmente desabilitar a função de troca rápida.

Faça você mesmo

Abra o menu Iniciar, digite “gpedit.msc” (sem aspas) e pressione Enter.

Na janela aberta, acesse a pasta Local Computer Policy > Computer Configuration > Administrative Templates > System > Logon e dê um clique duplo sobre “Hide entry points for Fast User Switching”.

A parte esquerda da nova tela apresenta três opções, porém usaremos apenas duas. Para desativar (esconder) a função de troca rápida de usuários, selecione “Enabled”. Se depois de testar o Windows 8 sem essa opção você quiser ativar sua exibição novamente, volte nessa mesma tela e selecione “Not Configured”.

Seja desativando ou ativando a função, se você não quiser reiniciar o PC para fazer as alterações terem efeito, use o atalho Tecla do Windows + R, digite “gpupdate /force” (sem aspas) e pressione Enter – isso forçará as mudanças a serem aplicadas imediatamente.

Na imagem abaixo, você vê como fica o menu Iniciar com a troca rápida ativada e com ela desativada:

Outra opção para evitar o problema da troca de contas é simplesmente não realizá-la. Ou, então, sempre desconectar por completo um usuário antes de acessar outro. Porém, esta é uma dica válida para quando você quiser evitar que uma pessoa desavisada faça uma besteira relacionada à troca de usuários.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.