Google SketchUp: como adquirir componentes no Armazém 3D do Google

Imagem de: Google SketchUp: como adquirir componentes no Armazém 3D do Google

Desde que a Google adquiriu os direitos sobre o SketchUp, muitas novas ferramentas surgiram, inclusive uma funcional opção gratuita do programa. Isso é algo muito interessante para quem está começando a mexer com modelagem em três dimensões – principalmente se levarmos em conta que o software é um dos mais famosos do mercado.

Pois entre os recursos oferecidos pela Google está um enorme deposito online que conta com vários componentes e modelos em 3D, prontos para que você os baixe e utilize em suas criações. Saiba agora como fazer isso!

Pré-requisitos

Conhecendo o armazém

Com o Google SketchUp Free já instalado em sua máquina, clique aqui para acessar o Armazém 3D da Google. O site funciona reunindo elementos que podem ser utilizados no programa, como exemplos, dicas e modelos prontos. Apesar de o serviço poder ser acessado diretamente pelo programa, é legal acessar a página pelo navegador para pode explorá-la livremente.

Ao acessar a página, perceba que logo na sua interface principal já há uma grande quantidade de opções entre coleções, modelos populares, modelos recentes e vários outros tipos diferentes para download.

Há também uma página dentro do serviço voltada somente a apresentação de pequenos tutoriais, todos explicando de maneira básica como tudo funciona dentro do programa e também no repositório criado pela Google.

Encontre e baixe

Dentro do Google SketchUp Free, clique na aba “Arquivo” e vá até a opção “Armazém 3D”. Em seguida, selecione a ferramenta “Obter modelos...”. Automaticamente uma nova janela surge dentro do software, mostrando uma espécie de “página principal” de acesso aos serviços do Armazém 3D.

Ali, perceba que além da separação em categorias, há também um campo de pesquisa. Por meio dele, você pode realizar buscas e ir atrás dos objetos que você precisa, como um avião, por exemplo:

Uma dica importante é sempre realizar a procura utilizando termos em inglês, dessa forma, a possibilidade de encontrar resultados é bem maior. Na busca você também é capaz de encontrar não só modelagens “isoladas”, como também coleções.

Há, inclusive, pacotes com tutoriais prontos, alguns criados pela própria Google para que você aprenda a mexer no Google SketchUp colocando a mão na massa. Após escolher o item desejado, clique sobre ele para vê-lo em detalhes.

Em seguida, aperte no botão para fazer o download do modelo. Automaticamente surge a opção para que o objeto já seja acessado no programa.

Basta clicar na opção “Sim” para já poder ter acesso ao conteúdo baixado. Se preferir, escolha a alternativa “Não” e o acesso em outro momento, uma vez que o item será baixado e ficará disponível para quando você quiser.

Cupons de desconto TecMundo:

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.