Funcionário da Google fala sobre a rotina de trabalho

Imagem de: Funcionário da Google fala sobre a rotina de trabalho

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Um engenheiro da Google – de nome não revelado – se submeteu a uma bateria de perguntas com alguns membros do Reddit. Foram realizadas diversas questões acerca de vários temas relacionados à rotina de trabalho na empresa de Mountain View e também sobre os principais produtos oferecidos. Segundo o Mashable, o engenheiro sempre deixou claro que não falava em nome da empresa. Confira a tradução adaptada de algumas das perguntas mais importantes e das respostas obtidas.

P: Como foi o processo de contratação?

  • R: Isso começou com um estágio, que envolveu o envio de meu currículo e duas etapas de entrevistas por telefone. Depois do estágio eu fiz uma “conversão”, que envolveu várias entrevistas e uma análise do meu período de experiência.

P: Por que muitos doodles são criados para homenagear artistas menos conhecidos?

  • R: Quem você acha que faz os Doodles?

P: Você usa o Google+ ou o Facebook com mais frequência?

  • R: Google+. Eu não uso o Facebook mais. Mas isso é uma decisão pessoal e eu posso ver que outras pessoas não fazem o mesmo. As coisas que eu compartilho são direcionadas para pessoas com quem eu quero compartilhar. Isso é o mais importante para mim.

P: Algumas pessoas dizem que a Google está cometendo um grande erro ao empurrar o Google Plus para os usuários. Em vez de ficar mais relevante, isso está na verdade ferindo a imagem pública da empresa. O que você pensa sobre o projeto e as ações de marketing envolvidas?

  • R: Você vai se queixar que o Google está empurrando o Google na cara das pessoas? Não pense no Plus apenas como a página http://plus.google.com. Essa é uma camada social comum a todo o Google. Uma vez que você compreenda isso, você vai ver por que parece que ele está sendo “jogado”. Quantos produtos Google você acha que são sociais de alguma forma (ex. envolve relacionamentos com outras pessoas)? Eu afirmo isso porque penso que ter essa camada social comum é importante.

P: É considerado um tabu na cultura Google ir para casa às 5 da tarde, o que é considerado “tarde” na maioria dos locais da indústria de software?

  • R: Eu não acho que é tabu ir para casa às 5 horas. Algumas vezes eu vou embora muito mais cedo. Minha política pessoal é: se eu percebo que estou totalmente ineficiente, eu não vou desperdiçar o meu tempo ou o tempo da Google sentado em minha estação de trabalho. E nos dias que estou fazendo bons progressos, eu continuo trabalhando de casa durante a noite.

P: Quais são as regras de vestimentas?

  • R: Não acho que tenhamos alguma. Eu acho que isso se baseia em outros códigos; primeiro, “não seja um idiota”. Mas eu vejo pessoas de ternos, pijamas, moletons etc.

P: Quantas horas por semana você trabalha?

  • R: Eu não tenho certeza, mas é algo por volta de 40 horas, em média.

P: Quanto tempo de “brainstorming” vocês têm por dia?

  • R: Isso varia muito, de acordo com a do projeto em que estamos. Por um tempo, no ano passado, eu passei 90% do meu tempo em brainstorming. Agora, eu passo 0%, uma vez que estou apenas tentando verificar códigos.

P: Alguém trabalha de casa ou ir ao escritório é obrigatório?

  • R: Muitas pessoas trabalham de casa. Se você pode fazer seu trabalho, não há problemas de onde você está. É claro que existem vantagens em estar no escritório – contato com colegas, estar pronto para reuniões pessoais etc. Mas não há obrigações em estar no escritório o tempo todo.

P: Sonecas são encorajadas?

  • R: Há locais especialmente criados para esse propósito. Alguns escritórios também oferecem salas silenciosas onde você pode reclinar-se em uma cadeira confortável e cochilar.

P: Isso parece muito bom! Essas cadeiras são confortáveis?

  • R: Eu não as uso. Costumo dormir nas cadeiras de massagem.

Fonte: Mashable

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.