Software usa braço robótico para criar "pinturas de luz" impressionantes

Imagem de: Software usa braço robótico para criar "pinturas de luz" impressionantes

Light Painting é uma técnica de “pintar com a luz”, realizada em um ambiente completamente escuro, utilizando uma câmera com um modo de longa exposição. Até então ela era usada apenas por humanos. Mas o fotógrafo americano Ben Cowell-Thomas resolveu desenvolver um programa que cria essas pinturas utilizando um braço robótico equipado com uma luz de LED.

O projeto inicial começou bastante simples: apenas com uma caneta a laser armada em uma montagem altazimutal (espécie de tripé) feita de lego. Depois, Thomas decidiu criar uma plataforma de plotter 3D. O plotter 3D fica em cima de um tripé e possui três eixos de movimento – para cima e para baixo, no sentido horário e anti-horário, e para dentro e fora.

Uma pequena luz LED de RGB foi ligada ao braço robótico e permitiu exercer as “pinturas de luz” e as linhas-vetores no espaço 3D. Embora os humanos consigam chegar a resultados mais interessantes e criativos, o braço robótico criado por Thomas conseguiu criar algumas pinturas de luz muito precisas.

Fonte: rethinkfx, übergizmo

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.