Cereais matinais ficam melhores com leite do que com água, afirma pesquisa

Imagem de: Cereais matinais ficam melhores com leite do que com água, afirma pesquisa

O leite demora mais para desmanchar os flocos do cereal matinal

O leite demora mais para desmanchar os flocos do cereal matinal (Fonte da imagem: ThinkStock

Pesquisa realizada na Universidade Pontifícia Católica de Santiago, no Chile, confirmou o que milhões de pessoas do mundo todo já imaginavam: cereais matinais ficam melhores se consumidos com leite em vez de água. Entretanto, o estudo vai além e traz detalhes científicos que validam a afirmação anterior.

De acordo com o resumo do trabalho, publicado na plataforma PubMed, os pesquisadores testaram cereais a base de milho e de quinua, analisando o comportamento dos alimentos quando imersos em água ou leite com 2% de gordura. Os resultados foram impressionantes: o "sucrilhos" à base de quinua possui um ponto de ruptura maior do que o equivalente produzido com milho.

Grosso modo, isso significa que os corn flakes (flocos de milho) viram papa mais rapidamente do que os quinoa flakes (flocos de quinua). Mas não é só isso: posteriormente, os cereais também foram desidratados e, então, tiveram suas superfícies microscopicamente analisadas, o que ajudou a concluir que a água desfaz mais rapidamente um desses floco do que o leite.

A explicação desse curioso fenômeno diz respeito ao fato de que a gordura e outros sólidos do leite ficam depositados sobre a superfície do cereal, dificultando, assim, a infiltração do líquido.

Fonte: PubMed

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.