Desastre completo: veja o que os críticos estão dizendo de Quarteto Fantástico!

  • Por Guilherme Haas em 05/08/2015 - 13:00

Depois dos primeiros comentários positivos nas redes sociais, chegou a vez de conhecer as críticas oficiais de Quarteto Fantástico por membros da imprensa estrangeira especialista em cinema.

E o resultado é, como esperado, bombástico! O longa está sendo mal falado pelos analistas, que dizem que o filme não chega a lugar nenhum, que parece um trailer de uma aventura que nunca se realiza, que apenas apresenta a história e os personagens, mas não aproveita o universo ficcional que cria.

Quarteto Fantástico é detonado pela crítica estrangeira. Fonte da imagem: Divulgação/20th Century Fox

Como sabemos, o filme teve uma trajetória super complicada desde seu nascimento. O projeto foi muito criticado no início pelos fãs, que desejavam que os direitos sobre os personagens voltassem para a Marvel Studios. A produção também foi bastante conturbada, com notícias de que o diretor Josh Trank era inseguro no set e que foram necessárias regravações de cenas – o que elevou ainda mais o orçamento.

Até mesmo na fase de divulgação o longa não teve sorte, com recepções ruins para os trailers lançados, sem falar nas polêmicas sobre a diferença étnica entre os irmãos Johnny e Sue Storm, e sobre a explicação científica para os poderes de Reed Richards.

A situação ficou tão feia que até mesmo o ator Miles Teller comentou recentemente que o elenco não assistiu à cópia final e admitiu saber que o filme não vai conquistar uma boa pontuação no Rotten Tomatoes (que agrega as notas da crítica). Se nem mesmo o protagonista defende a produção, quem é que vai acreditar no resultado, não é mesmo?

Fonte da imagem: Divulgação/20th Century Fox

O reboot das aventuras dos super-heróis nos cinemas conta com Miles Teller (Sr. Fantástico), Kate Mara (Mulher-Invisível) , Jamie Bell (o Coisa) e Michael B. Jordan (Tocha Humana) como o novo Quarteto Fantástico, e Toby Kebbell como o vilão Doutor Destino. A direção é de Josh Trank (Poder Sem Limites).

A narrativa é uma reimaginação contemporânea da equipe original e mais antiga de super-heróis da Marvel e gira em torno de quatro jovens que se teletransportam para um universo alternativo e muito perigoso — capaz de alterar suas formas físicas de maneira radical. Com as vidas abaladas, a equipe deve aprender a lidar com suas novas e assustadoras habilidades e trabalhar juntos para salvar a Terra de um ex-colega que se tornou inimigo.

Confira abaixo as primeiras críticas da imprensa estrangeira para Quarteto Fantástico!

  • "Fraco e sem imaginação":

Quarteto Fantástico parece um trailer de 100 minutos para um filme que nunca acontece. Neste ponto de adaptações de super-heróis dos quadrinhos nos cinemas, qualquer cineasta que se envolve com um filme desse precisa ter pelo menos uma leve inovação em relação aos personagens e ao material de origem, mas esta terceira tentativa de criar uma franquia cinematográfica digna a partir da primeira HQ criada por Stan Lee e Jack Kirby – responsável por lançar a Era de Ouro da Marvel – se revela fraca e sem imaginação. Os fãs, sem dúvida, vão comparecer, mas os resultados de bilheteria para esta versão da Fox vão ficar muito abaixo do que a Marvel alcança em suas próprias produções”. (Todd McCarthy, da The Hollywood Reporter)

  • "Narrativa confusa e tediosa":

“Depois de enfrentar meses de rumores ruins sobre uma produção problemática e a necessidade de refilmagens, Quarteto Fantástico chega como um animal ferido, que raramente dá sinais do tom mais obscuro e emocional que tentava ser. Certamente, o reboot da franquia do Fox carece da irreverência do filme de 2005 e de sua sequência, ambos dirigidos por Tim Story. O cineasta Josh Trank (de Poder Sem Limites) equilibra precariamente a história de origem, com cenas de ação medíocres e uma fraca metáfora sobre famílias disfuncionais. Um bom elenco liderado por Miles Teller é engolido por uma narrativa que cresce cada vez mais confusa e tediosa”. (Tim Grierson, do ScreenDaily)

  • "Uma experiência que não deu certo":

“A tentativa da Fox de relançar uma de suas propriedades herdadas da Marvel parece menos como um blockbuster da era de adaptações dos quadrinhos nos cinemas e mais como um coadjuvante – não um constrangimento completo, mas uma experiência que não deu certo. E, tendo aparentemente fracassado as duas vezes que tentou levar o Quarteto Fantástico para os cinemas, o estúdio, ao contrário de Reed, deve pensar seriamente antes de voltar à prancheta de desenho. Dito isso, o filme parece um prolongado teaser para uma continuação mais emocionante que, dependendo da aceitação do público para este primeiro e pouco empolgante longa, talvez nunca aconteça”. (Brian Lowry, da Variety)

  • "Confuso e mal desenvolvido":

“Apesar de alguns pontos fortes, Quarteto Fantástico não parece um filme dirigido por Josh Trank (que fez uma estreia impressionante em 2012 com a ousada fábula de super-heróis Poder Sem Limites) – ou por qualquer pessoa, na verdade. É uma história de origem confusa e mal desenvolvida que não se define entre uma aventura leve e uma seriedade que nunca alcança. O maior erro aqui parece ter sido tentar dar um tom mais escuro e realista para a história de quatro adolescentes cujos superpoderes incluem se transformar em rocha, gerar campos de força e tornar-se elástico. Embora longe do desastre absoluto que muitos haviam previsto, é improvável que Quarteto Fantástico consiga lançar uma nova franquia – afinal, o filme mal tem forças para sustentar a sua própria narrativa, de modestos 90 minutos de duração”. (Emma Dibdin, da Digital Spy)

  • "Surpreende que seja minimamente assistível":

“Este reboot da franquia de super-heróis da Marvel é um filme de duas metades: a primeira agradável e divertida, a segunda cansativa e barulhenta. Após atrasos e diversos rumores ruins dos sets, a expectativa sobre o filme era cada vez mais sombria, e era difícil imaginar o que se esperava no fim. Francamente, é surpreendente que o resultado seja minimamente assistível”.(Tom Huddleston, da Time Out London)

E aí, vai arriscar pegar uma sessão de Quarteto Fantástico?

O filme estreia nesta quinta-feira, dia 06 de agosto, nos cinemas brasileiros.

Comentários ( )