iOS: como escolher um buscador padrão no Safari

Imagem de: iOS: como escolher um buscador padrão no Safari

(Fonte da imagem: Reprodução DuckDuckGo)

O Safari presente no seu iPhone, iPod Touch ou iPad utiliza o Google como buscador padrão. O iOS permite que você troque a busca apenas pelo Yahoo! e o Bing, mas com um hack jailbreak você poderá mudar a busca por qualquer outro mecanismo.

Você vai precisar de um dispositivo iOS desbloqueado com Jailbreak e o iFile instalado nele para fazer essa mudança. Em nosso exemplo, vamos adicionar o DuckDuckGo como mecanismo de buscas, um buscador que está fazendo sucesso nos Estados Unidos. Siga essas etapas:

1. Abra o iFile e navegue até User/Library/Safari. Abra o arquivo SearchEngines.plist com o Property List Viewer.

2. Acesse a matriz do SearchProviderList e crie um novo item “Dictionary” (que deverá ser o quarto, depois de Google, Bing e Yahoo!) com o botão mais (+).

3. Dentro do novo item Dictionary, adicione as informações abaixo:

  • Name: ScriptingName; Type: String; Value: DuckDuckGo;
  • Name: SearchURLTemplate; Type: String; Value: http://www.duckduckgo.com/?q={searchTerms};
  • Name: ShortName; Type: String; Value: DuckDuckGo;
  • Name: SuggestionsURLTemplate; Type: String; Value: http://clients1.google.com/complete/search?json=t&nolabels=t&client=iphonesafari&q={searchTerms} (serviço de preenchimento automático do Google, mas você pode substituir por outro se preferir);
  • Name: Default; Type: Boolean; Value: On.

4. Volte na matriz do SearchProviderList e procure um campo chamado “Default” em cada um dos itens “Dictionary” . Exclua essa variável, exceto a que estiver dentro do item que acabamos de criar para o DuckDuckGo. Caso você não encontre um campo “Default”, pule essa etapa.

5. Saia do iFile e abra o menu Ajustes na tela inicial do seu aparelho. Clique em "Safari" e depois na opção “Buscador”. Selecione DuckDuckGo como seu mecanismo de busca e pronto. Feche as opções e abra o Safari para conferir se as alterações obtiveram sucesso.

Se você quiser usar outro buscador, basta seguir os passos acima, substituindo as informações adicionadas para o DuckDuckGo. Lembre-se que é preciso encontrar os valores certos. Tenha cuidado ao mexer com os arquivos do sistema e faça por sua própria conta e risco.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.