Piloto explica como faz para caber dentro de um carro de Fórmula 1 [vídeo]

Imagem de: Piloto explica como faz para caber dentro de um carro de Fórmula 1 [vídeo]

Você alguma vez já se perguntou como um piloto de Fórmula 1 faz para caber dentro do carro de corridas? Alguém decidiu fazer essa mesma pergunta ao piloto alemão Nico Rosberg, que cordialmente participou do vídeo acima, no qual demonstra como é feita essa — verdadeira — manobra. (Você pode ativar as legendas clicando no botão “cc” do menu).

A posição que um piloto adota dentro de um carro de corridas é muito diferente da que adotamos quando estamos dirigindo um veículo comum de passeio — ou até mesmo um superesportivo projetado para as ruas e estradas —, pois, em vez de estar sentando, o piloto fica praticamente deitado, com o corpo bem próximo ao chão, para manter o centro de gravidade do veículo o mais baixo possível.

Além disso, a estrutura do cockpit é feita sob medida, para evitar o desperdício de espaço e peso, o que poderia influenciar no desempenho do carro. O piloto se encaixa no banco, que é feito de fibra de carbono, sendo bastante duro. Rosberg, por exemplo, forra algumas partes do seu com espuma, mas com bastante parcimônia, pois esse material “é muito pesado”.

O volante, cheio de botões e luzinhas, fica posicionado tão baixo quanto as pernas do piloto permitam, dificultando um pouco o ângulo de visão, já que fica praticamente na altura dos olhos do piloto. Contudo, além de ser um instrumento indispensável — por razões obvias —, ele também traz informações vitais sobre o desempenho do piloto durante uma corrida.

Fonte: YouTube

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.