Boeing 727 é derrubado para demonstrar queda de avião de passageiros

Imagem de: Boeing 727 é derrubado para demonstrar queda de avião de passageiros

 (Fonte da imagem: Vance Jacobs/Discovery)

O mistério sobre o que acontece durante a queda de um avião de passageiros está prestes a terminar: Curiosity, série do Discovery Channel, vai mostrar cada etapa da destruição de um Boeing 727. Dezenas de câmeras dentro e fora da aeronave captaram o momento em que o motor propositalmente parou de funcionar e tudo o que ocorreu em seguida.

O projeto foi realizado no Deserto de Sonora, no México, e contou com diversos equipamentos científicos, além de câmeras e microfones para captar cada cena e som ao longo da queda e colisão. Para garantir a segurança da equipe, o avião contava apenas com um piloto, que derrubou a aeronave e se ejetou alguns instantes antes do impacto.

O avião levava manequins de teste para mostrar o comportamento dos corpos no momento da colisão. O projeto não tem apenas a intenção de matar algum tipo de curiosidade mórbida, mas, principalmente, criar registros para que pesquisadores e engenheiros tenham mais detalhes sobre impactos de grande porte. Assim, é possível projetar aeronaves mais seguras, tentando proteger ao máximo todos os passageiros no caso de acidentes.

O episódio ainda não tem data marcada para ir ao ar, mas as imagens devem ser publicadas ainda este ano. Segundo o Los Angeles Times, a Fox já havia tentado realizar a mesma experiência, mas o projeto acabou ficando de lado após reclamações de que os testes teriam intenções sensacionalistas e não educacionais, como é o caso da série do Discovery Channel.

Fonte: Los Angeles Times

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.