Empresa espanhola cria calçada com sinal Wi-Fi

Imagem de: Empresa espanhola cria calçada com sinal Wi-Fi

(Fonte da imagem: Divulgação/iPavement)

Quem nunca sofreu com a falta de internet no meio da rua? Sabe aqueles momentos em que você precisa conferir uma informação importante, mas o 3G de sua operadora não quer colaborar? Pois a solução pode vir da própria calçada.

A empresa espanhola iPavement trouxe uma proposta um tanto quanto criativa para acabar com esse problema: transformar o asfalto em um emissor de sinal de internet. Não, você não leu errado. A ideia da companhia é exatamente oferecer um tipo de calçamento equipado com transmissores de sinal Wi-Fi e Bluetooth para que smartphones, tablets e notebooks possam se conectar livremente.

De acordo com a companhia, a ideia é espalhar esse tipo de calçada especial pelas cidades a uma distância média de 20 metros entre cada uma delas, evitando que a pessoa corresse o risco de ficar sem sinal em algum momento. E para manter tudo isso ligado, segundo o site Mobile Magazine, um cabo de 1.000 Watts de potência corta toda a região.

(Fonte da imagem: Divulgação/iPavement)

O iPavement ainda traz outras funcionalidades extremamente úteis, como serviço de armazenamento nas nuvens em que você pode baixar aplicativos úteis, como uma biblioteca digital, um acervo de músicas e mapas de pontos importantes na cidade, como restaurantes e bares. Além disso, você ainda pode conferir o fluxo de trânsito ou participar de promoções de lojas locais.

No entanto, como frisou o site Engadget, a empresa não especificou se essa conexão é ilimitada, ou seja, permitindo que a pessoa navegue por qualquer site, ou se ela se limitará a páginas específicas referentes à cidade em questão.

A boa notícia é que a vinda do iPavement ao Brasil pode não ser tão improvável. Primeiro porque as condições básicas de uso do “asfalto mágico” envolvem uma temperatura entre -10° e 45° C, o que significa que boa parte de nosso território se encaixa na descrição. Além disso, os aplicativos que acompanham o serviço nas nuvens também têm suporte à língua portuguesa, o que facilitaria a utilização no país.

No entanto, nada foi comentado sobre essa possibilidade — o que nos faz apenas torcer para que isso um dia se torne realidade.

Fonte: iPavement, Engadget, Mobile Magazine

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.