HomeOS: sistema operacional para casas é como um computador que conecta tudo em sua residência

Imagem de: HomeOS: sistema operacional para casas é como um computador que conecta tudo em sua residência

Exemplo de como o HomeOS poderia funcionar. (Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft)

Já imaginou como seria ter sua casa inteiramente conectada? Esse tipo de sonho futurista já vem sendo discutido há um bom tempo e está cada vez mais próximo de se tornar realidade. A Microsoft é uma das principais empresas que estuda a possibilidade de tornar essa utopia uma realidade e, ao que parece, vem obtendo grandes avanços.

Um estudo divulgado pelo setor de pesquisas da companhia revela que é possível sim conectar uma casa a um sistema operacional. Para tanto, ela divulgou um paper chamado “Um sistema operacional para casa”, explicando o funcionamento do HomeOS, o sistema que ligaria tudo que há em sua residência. O funcionamento desse recurso futurista seria exatamente como em um computador, em que há vários periféricos ligados e que você tem total controle sobre seus funcionamentos.

Isso significa que teríamos geladeiras, lâmpadas e eletrodomésticos interagindo e permitindo que você utilizasse um computador ou smartphone para gerenciá-los. Tudo isso estaria ligado ao HomeOS, que funcionaria como um PC dedicado exclusivamente a essas funções domésticas.

Controle de luz via Kinect (Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft)

E para quem acha que isso ainda é um sonho distante, os pesquisadores do Microsoft Research instalaram o sistema operacional em 12 residências nos Estados Unidos, que utilizaram o sistema durante oito meses. Mais do que isso, segundo o site CNET, 42 estudantes desenvolveram novas aplicações e fizeram com que outros equipamentos se conectassem ao OS doméstico.

A pesquisa ainda aponta para a existência de uma chamada HomeStore, uma espécie de loja virtual que permite a compra e o download de novos conteúdos para o HomeOS, como drivers e outros tipos de aplicativos específicos.

Resta apenas saber se esse tipo de novidade vai se tornar realidade ou se continuará sendo objeto de estudo.

Fonte: Microsoft Research (PDF), The Verge, CNET

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.