7 formas de dar um objetivo melhor a um tablet velho

Imagem de: 7 formas de dar um objetivo melhor a um tablet velho

No universo das tecnologias, as atualizações não param: a cada dia é lançado um computador com diversos aprimoramentos, smartphones com mais recursos, softwares com novas versões etc. E nesse ciclo de aperfeiçoamentos, os tablets são a bola da vez. 

O iPad 3 da Apple é um bom exemplo disso: lançado este ano, ele vem com novas funções que o tornaram mais “requintado” aos olhos dos consumidores — o aparelho traz uma tela Retina Display, melhor câmera, processador mais potente, entre outras melhorias.

Tudo isso para conquistar os corações daqueles que ainda não possuem um iPad ou os que já são donos de versões anteriores, mas querem acompanhar as tendências e adquirir um produto mais atualizado.

Se você se encaixa nesse quadro e já faz planos para adquirir um tablet mais recente, em algum momento poderá ter se questionado: o que fazer com meu dispositivo depois que eu tiver um de nova geração? O Tecmundo listou algumas dicas criativas para o seu tablet “antigo”, fazendo com que ele continue bastante útil. Inspire-se:

1 - Sinalizador para ciclistas

Se você tem um iPad e adora andar de bicicleta, mas nem imaginava como juntar esses dois requisitos, um aplicativo poderá ser a solução: o Sprocket App é um sinalizador para ciclistas “avisarem” previamente as ações. Além disso, ele vem com um acessório que encaixa o tablet nas suas costas.

Dispositivo pode ser colocado nas costas (Fonte da imagem: Reprodução/Maya)
Este aplicativo mostra algumas ações básicas, como acionar o sinal de “stop”, quando você for parar, ou ligar uma “seta” que fica piscando até você completar uma curva. Tudo isso para deixar os passeios de bicicleta — que já são saudáveis — mais seguros.

2 - Display para controlar a cerveja

Produzido por engenheiros da Yelp, o aplicativo KegMate fornece dados sobre um barril de cerveja conectado ao iPad. Assim, a tela do tablet — que fica posicionado em cima das torneiras por onde sai o líquido — mostra informações sobre o que está no recipiente, medindo a quantidade da bebida através de um sensor de fluxo nas linhas de cerveja.

Já os dados de temperatura são registrados a partir de um sensor analógico colocado no barril. Você ainda pode checar todas essas informações através da internet, tudo para deixar o seu happy hour com os amigos bem mais prático — especialmente para ter um melhor controle e saber informações importantes sobre um dos principais componentes da festa: a cerveja.

3 - Olho mágico high-tech

Aproveitando a câmera traseira do seu tablet, você poderia transformá-lo em um olho mágico high-tech.

A câmera do tablet pode se tornar o olho mágico (Fonte da imagem: Reprodução/T3.com)
Para realizar essa ideia — desenvolvida pelo site T3.com —, basta acoplar o tablet na sua porta de entrada e utilizar a câmera para ver melhor (e em uma imagem maior) quem está do outro lado. Algo simples, prático e que ajuda na segurança da casa.

4 - Painel de carro

O proprietário de um carro teve uma boa ideia para utilizar seu antigo iPad: ele o colocou no painel do automóvel e, assim, criou um sistema de entretenimento útil para o motorista e para os passageiros, que podem utilizar o tablet normalmente.

No vídeo acima você pode acompanhar como foi desenvolvido todo o procedimento para encaixar o tablet no painel e o resultado obtido.

5 - Controle remoto

Imagine poder controlar sua TV, seu DVD player, seu som e outros aparelhos que você tenha em casa a partir do seu iPad? Isso é possível através do Re Universal Remote Control, um aplicativo gratuito que comanda outros dispositivos — utilizando infravermelho.

Aplicativo permite controlar vários tipos de dispositivos (Fonte da imagem: Reprodução/Make Use Of)

Também existem outros apps disponíveis no iTunes que permitem transformar o seu iPad em um controle para diversos dispositivos e programas. Como exemplos, alguns possibilitam comandar uma apresentação em PowerPoint remotamente e definir ações para o seu PC ou Mac — como desligá-lo, colocá-lo em standby ou reiniciá-lo — sem precisar estar na frente do computador.

6 - Porta-retrato digital

Se a decoração da sua casa pede algo a mais, seu tablet pode te ajudar nisso com uma ideia simples: basta usá-lo como um porta-retrato digital, colocando-o na parede.

Tablet colocado na parede como porta-retrato digital (Fonte da imagem: Reprodução/The Wallee)
Assim, o tablet pode mostrar as fotos por slides e ainda ser facilmente atualizado com novas imagens. Acompanhando essa boa ideia, algumas empresas já até desenvolveram métodos para acoplar o dispositivo na parede — como é o caso do The Wallee, que criou um suporte simples, feito sob medida, para o iPad.

7 - Faça uma doação

Doar é sempre uma boa opção para qualquer dispositivo. Nos Estados Unidos, por exemplo, existe a instituição de caridade iPad for Soldiers, que arrecada esses tablets e os entregam a soldados americanos que estão no Afeganistão, para que estes tenham acesso à internet e, o mais importante, contato com as famílias.

Soldados americanos com iPads doados (Fonte da imagem: Reprodução iPads for Soldiers)
Aqui no Brasil, caso você queira doar um tablet, é possível entregá-lo a uma escola pública ou mesmo para instituições de caridade. Trata-se de uma tecnologia que é sempre bem-vinda, especialmente para ajudar no aprimoramento da educação e fornecer acesso à internet para aqueles que, muitas vezes, não podem ter isso.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.