O que quer dizer quando os apps do iOS exibem a mensagem "limpando"?

Imagem de: O que quer dizer quando os apps do iOS exibem a mensagem "limpando"?

(Fonte da imagem: Reprodução/Blog do iPhone)

Você já esteve usando seu iPhone, iPod ou iPad e de repente se deparou com um aplicativo indisponível que está mostrando o aviso “Limpando...” em seu título? Calma, isso não é um problema do aparelho, muito menos do app. Este aviso é, na verdade, uma nova função presente no iOS 5.

Fazendo uma faxina

A nova ferramenta do sistema operacional da Apple, que se tornou necessária com a chegada do iCloud, veio com o intuito de otimizar o espaço ocupado por arquivos não só em seu aparelho como também no sistema de backup da nuvem.

Mas o que esse “Limpando...” faz, afinal de contas? Para evitar que o sistema do iCloud fique constantemente conectado à internet, fazendo o backup de dados desnecessários, como as páginas de internet que você acessou, o iOS 5 possui um espaço interno especial só para armazenar arquivos temporários.

E é aqui que entra a nova função: quando esse espaço especial está quase cheio, o iOS se livra das informações contidas nele automaticamente para que o sistema continue operando sem problemas. Enquanto ele faz isso, os aplicativos que utilizam esses dados temporários ficam indisponíveis, mostrando o título “Limpando...” para que você saiba o que está havendo.

Sem limpeza?

Neste momento, alguns donos de aparelhos da Apple devem estar um pouco preocupados por nunca terem visto esse tipo de aviso; afinal, esta é uma ferramenta importante para manter o sistema funcionando. Será então que há algum problema com o iOS do seu dispositivo?

Antes de começar a pensar em qual assistência técnica levar seu aparelho, é bom deixar claro que, dependendo da forma que você o usa, é provável que você nunca se depare com este aviso.

Isso porque, para que a função de limpeza seja ativada, seu sistema deve estar completamente abarrotado de dados, principalmente de aplicativos como Facebook, Instagram e Twitter – programas que enchem o iOS de arquivos temporários.

.....

Agora que você já sabe como a função de limpeza funciona, não precisa mais se preocupar: tendo visto o aviso ou não, o pior que esta ferramenta pode fazer é obrigar as pessoas a esperar alguns minutos para poder usar um aplicativo.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.