Universidade da Chechênia diz ter encontrado os maiores ovos de dinossauro do mundo

Imagem de: Universidade da Chechênia diz ter encontrado os maiores ovos de dinossauro do mundo

(Fonte da imagem: Reprodução/Reuters)

De acordo com uma notícia divulgada pela Reuters, geólogos de uma universidade da Chechênia alegam ter encontrado uma quantidade sem precedentes de enormes ovos de dinossauro fossilizados — alguns chegando a medir mais de 1 metro —,  em uma remota região montanhosa do norte do Cáucaso. Segundo os chechenos, estes seriam os maiores ovos de dinossauro já encontrados em todo o mundo.

Os pesquisadores afirmam ter localizado 40 ovos até o momento e não sabem dizer quantos exatamente ainda podem estar soterrados. Contudo, depois da publicação das imagens da descoberta, uma paleontóloga de Moscou, Valentina Nazarova, veio a público dizendo que os objetos encontrados não poderiam ser ovos fossilizados.

Pássaro Roca

Segundo Nazarova, os dinossauros punham ovos bem menores, e o mais provável é que esses animais nunca tenham vivido na região onde os fósseis foram encontrados. Além disso, a paleontóloga afirmou que “os dinossauros não punham ovos em montanhas enquanto saltitavam como cabras; se os chechenos desejavam criar uma lenda para turistas, deveriam ter dito que os ovos foram postos por uma ave mítica”, alfinetou a pesquisadora.

A descoberta aconteceu quando uma equipe de engenheiros explodiu parte de uma montanha para a construção de uma estrada, revelando entre a rocha os supostos ovos, com tamanhos que variam de 25 centímetros a mais de 1 metro. Paleontólogos ainda devem analisar os fósseis para determinar qual espécie de dinossauro pode ter dado origem aos exemplares encontrados.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.