Estudo aponta que, em 2020, pagamentos serão feitos com celular

Imagem de: Estudo aponta que, em 2020, pagamentos serão feitos com celular

Será que pagamentos via celular emplacam até 2020? (Fonte da imagem: Reprodução/BuzzyG)

Uma pesquisa feita com especialistas em tecnologia de pagamento móvel revelou que boa parte deles acredita que nós usaremos o aparelho de telefone celular método-padrão de pagamentos até o final desta década. Com isso, o dinheiro de papel e até mesmo o cartão devem ficar de lado.

O estudo, conduzido pela Pew Internet & American Life Project, consultou 1021 críticos de tecnologia e investidores do setor de pagamento via dispositivos móveis, incluindo aí gente da Google e da Microsoft. Ele apontou que 65% dos pesquisados acreditam no sobressalto das novas tecnologias que utilizam apenas o aparelho portátil para realizar um pagamento até 2020.

Ao Mashable, o economista-chefe da Google, Hal Varian, desconfia da data apontada pela maioria de seus colegas, mas garante que tal prática é só questão de tempo. “A data de 2020 pode ser um pouco otimista, mas tenho certeza que isso vai acontecer”, garante. Ele complementa: “o que há na sua carteira agora? Identidade, itens pessoais e para pagamentos. Tudo isso vai caber facilmente em seu dispositivo móvel”.

Controvérsia

Apesar de parecer tentadora, a ideia encontra certa resistência inclusive no meio tecnológico. As principais barreiras seriam a pirataria de dados e, é claro, a ação de hackers, pois as informações estariam bem mais expostas do que em seu cartão de crédito, por exemplo.

E você, leitor do Tecmundo, usaria um sistema de pagamento via celular?

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.