Protótipo de televisão 3D que não requer uso de óculos promete revolucionar o mercado

Imagem de: Protótipo de televisão 3D que não requer uso de óculos promete revolucionar o mercado

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)

Filmes em 3D são muito admirados, mas os óculos que devem ser usados para que os efeitos sejam percebidos ainda não estão exatamente no “ápice” da tecnologia e do conforto. Pensando nisso, a Dolby apresentou na NAB Show 2012 um novo protótipo de tela com efeitos tridimensionais que dispensam o uso de óculos.

O pessoal do site The Verge testou um pouco da nova TV, assistindo um pouco dos filmes “Captain America” e “The Art of Flight”. De acordo com os relatos, a nova televisão é fantástica. A visibilidade em múltiplos ângulos é excelente e os efeitos continuam impressionantes mesmo quando você olha para a tela de um ponto mais longe ou mais lateral.

A imagem é tão nítida e cristalina que demora um pouco para realizar que as imagens estão, de fato, em 3D. A nova TV é resultado do trabalho em conjunta da Dolby com a Philips, que construiu os displays em uma folha de plástico ondulada, a fim de divergir os pixels em múltiplas direções. Isso permite que, ao todo, haja 26 ângulos distintos quais a nitidez é máxima.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)

O fato de a imagem ser dispersada em tantas direções requer que a tela tenha uma resolução extremamente alta para apresentar um visual bom. Portanto, de acordo com um representante da Dolby, será difícil que a mesma tecnologia possa ser adaptada para Smartphones ou outros aparelhos com telas menores.

Ao que parece, a tecnologia já existe e está pronta para chegar aos consumidores finais. Entretanto, o custo dos aparelhos ainda ficaria extremamente alto. Então, tanto a Dolby, quanto a Philips, estão trabalhando para baixar o preço da produção, que deve atingir o mercado em meados de 2013. Por enquanto, teremos que nos contentar com as telinhas do Nintendo 3DS.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.