Como seria o smartphone perfeito [infográfico]

Imagem de: Como seria o smartphone perfeito [infográfico]

Dezenas de fabricantes, centenas de smartphones. Há modelos para todos os gostos, mas poucos são sonhos de consumo. Entre os mais avançados, alguns são mais finos, outros trazem bateria de duração prolongada e existem até os que têm tecnologia 3D. Eles contam com design atraente e configurações de hardware poderosas.

Mas como seria o smartphone perfeito? A resposta para essa pergunta está atrelada ao gosto de cada um. Todavia, cogitamos que a opinião do coletivo poderia resultar em um dispositivo próximo ao que consideramos como perfeito. Assim, montamos um dispositivo com o que há de mais avançado e com recursos úteis aos usuários mais exigentes.

Um pé na realidade, outro no futuro

A principal ideia de montar um aparelho poderoso é reunir tudo que existe de melhor. Assim, nosso aparelho traz processador quad-core, memória RAM de sobra e até um chip gráfico de oito núcleos. Exagero? Não exatamente. Essa configuração tem alguns dos componentes mais avançados da atualidade, ideais para o smartphone perfeito. Evidentemente, o sistema operacional é o Android Ice Cream Sandwich.

Chip gráfico PowerVR SGX543MP8 (Fonte da imagem: Reprodução/Imagination)

A memória interna de 64 GB parece ser mais do que o necessário, mas considerando a quantidade de apps e jogos de qualidade disponíveis na loja Google Play, essa quantidade acaba sendo pouca para tanta coisa interessante. Isso sem contar os vídeos em Full HD que ocupam muito espaço no dispositivo. Daí a ideia de adicionar o espaço para cartão.

Todo esse poderio deve ser refletido na tela do aparelho. Dessa forma, através de votação, nossa equipe escolheu um display de 4,3 polegadas com tecnologia SUPER AMOLED Plus. Além disso, concluímos que a resolução ideal seria 1280x720 pixels, ou seja, isso resultaria em 341 PPI — qualidade superior a da tecnologia Retina Display.

Tela SUPER AMOLED Plus (Fonte da imagem: Reprodução/Samsung)

Claro, a tela do aparelho é capacitiva. Entretanto, um smartphone perfeito precisa de um display com tecnologia tátil. Esse recurso oferece relevos na tela e a diferenciação de texturas do conteúdo exibido no display. A tecnologia está em desenvolvimento, mas ainda não é uma realidade. Por fim, o display vem com uma nova versão da proteção Gorilla Glass.

Isso sim é um smartphone!

A câmera é um ponto fraco de muitos celulares, mas não é o caso do smartphone perfeito. Nosso aparelho não tem um sensor de 12 MP, justamente porque números não representam necessariamente qualidade. A lente do smartphone Tecmundo tem capacidade para capturar vídeos em 1080p com 30 fps constante. Para vídeochamadas, um modelo de 3 MP garante comunicação com 720p de qualidade.

Tecnologia NFC para comunicação com eletrônicos (Fonte da imagem: Reprodução/BGR)

Apesar de não haver suporte para redes 4G aqui no Brasil, nosso dispositivo vem preparado para essa tecnologia. A compatibilidade com NFC é outro ponto forte do smartphone, afinal, em breve teremos outros aparelhos interagindo com o Android e facilitando as atividades do cotidiano.

Nem precisa comentar que nosso celular é compatível com USB 3.0 e Wi-Fi 802.11n, certo? O adaptador Bluetooth é a versão 4.0, que possibilita transferências mais velozes. Os sensores deste smartphone são: acelerômetro, giroscópio, proximidade, bússola e barômetro.

Ice Cream Sandwich (Fonte da imagem: Divulgação/Google)

Por votação popular, este celular tem suporte para dois chips e recepção de televisão digital. Quer mais? Ele tem proteção contra água, ou seja, pode mergulhar com ele na piscina que você não terá problemas com oxidação. Quanto à bateria, nosso aparelho traz um modelo de alta autonomia com 3300 mAh — mesma capacidade do Motorola RAZR MAXX.

Em breve...

Nossa seleção de recursos foi baseada na opinião dos funcionários da NZN. Assim, dispensamos a tecnologia 3D, a adição de uma caneta e a presença de um controle de jogos. Talvez nosso smartphone não agrade a gregos e a troianos, mas você deve concordar que este aparelho tem recursos que o tornariam perfeito em todos os aspectos.

Não estamos desenvolvendo um smartphone na vida real, porém, dispositivos muito parecidos com este devem aparecer em breve. As fabricantes vêm trabalhando em muitas melhorias e não é de se duvidar que o próximo Galaxy traga configurações absurdamente superiores a dos atuais aparelhos.

Agora, gostaríamos de ouvir sua opinião. Nosso modelo atende suas expectativas? Como seria o seu smartphone?

Ilustração: Homero Meyer | Design: Tim Trauer

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.