Pesquisadores unem grafeno e cobre para refrigeração mais eficiente e barata

Imagem de: Pesquisadores unem grafeno e cobre para refrigeração mais eficiente e barata

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

O calor pode ser responsável por muitas coisas boas na vida, mas não é bem vindo quando o assunto é tecnologia. É por essa razão que os sistemas de refrigeração precisam ser cada vez mais eficientes, sendo capazes de garantir a integridade dos componentes de hardware dos mais diversos tipos de eletrônicos – principalmente os que envolvem processadores de alto desempenho.

Agora, pesquisadores estão buscando novas formas de criar sistemas de refrigeração aplicados diretamente aos transistores. O mais recente foi criado na Universidade da Carolina do Norte (Estados Unidos) e envolve um nome que muitos já estão se acostumando a ouvir: grafeno. Mas não só ele, pois os cientistas decidiram criar um material que utiliza uma combinação do grafeno com o cobre.

Como o cobre é caro, utilizar o grafeno em boa parte das ligas pode fazer com que os sistemas sejam mais baratos, o que seria excelente para as empresas e também para os consumidores. Aproveitando-se também dos benefícios do material, a refrigeração poderia ser ainda mais eficiente, garantindo menos consumo e melhor aproveitamento de energia. Ainda não há informações sobre quando a tecnologia será testada.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.