Jogos podem ajudar as crianças a melhorar a visão

Imagem de: Jogos podem ajudar as crianças a melhorar a visão

(Fonte da imagem: iStock)

Se os seus pais reclamam que você costuma sentar muito perto da TV para jogar video game, alegando que isso pode estragar a sua visão, saiba que, na verdade, o resultado pode ser exatamente o oposto. Pesquisadores do Reino Unido descobriram que os jogos de video game podem ser usados no diagnóstico e também no tratamento de doenças relacionadas à visão.

Uma disfunção conhecida como ambiopia (olho preguiçoso) é bastante comum em crianças. Um tratamento comum envolve o uso de um tapa-olho para que o olho aberto seja “forçado” a desenvolver um menor tempo de resposta a tudo aquilo que vê.

Os cientistas criaram uma espécie de óculos especial que, quando usado em jogos durante uma hora por dia, durante uma semana ou 10 dias, resulta em uma melhoria quase que imediata. “Ao forçar a criança a usar os dois olhos, o cérebro se torna consciente da imagem no olho preguiçoso”, explica Anita Simmers, uma das responsáveis pela pesquisa. “É como se essas células, que antes eram latentes, fossem reativadas e regeneradas”, completa.

Os óculos utilizados na pesquisa ainda são um protótipo e não estão disponíveis em escala comercial. Ainda assim, os primeiros estudos mostram que a utilização de games pode ser favorável durante o tratamento. Essa não é a primeira vez que os jogos são relacionados como sendo positivos às doenças da visão. Pesquisas anteriores já haviam demonstrado que games podem ser usados no tratamento de catarata em pacientes idosos.

Via Baixaki Jogos

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.