Novo tratamento poderia combater todos os tipos de câncer

Imagem de: Novo tratamento poderia combater todos os tipos de câncer

(Fonte da imagem: Thinkstock)

Um artigo publicado pelo site PNAS descreve um novo tratamento para tumores humanos com o uso de uma única droga. O medicamento seria capaz de diminuir — e inclusive curar — o câncer de mama, ovários, bexiga, próstata, fígado e cérebro.

De acordo com o estudo, as células saudáveis apresentam uma proteína — a CD47 — que impede que elas sejam destruídas pelo nosso organismo. As células cancerígenas também apresentam a mesma proteína e, ao não serem atacadas pelo nosso sistema imunológico, elas se reproduzem desordenadamente, transformando-se em tumores. O novo tratamento inibiria a CD47, persuadindo o nosso organismo a destruir as células doentes.

Como funciona o tratamento

Os testes de laboratório estudaram o efeito da droga sobre ratos, que tiveram diversos tipos de tumores transplantados em seus corpos. O medicamento diminuiu radicalmente os tumores ou fez com que desaparecessem completamente, demonstrando a eficácia do tratamento. A droga age bloqueando a proteína CD47 e permite empregar um tipo de anticorpo para destruir todos os tipos de câncer.

Durante os últimos anos, este mesmo tratamento tem sido empregado para tratar leucemias e linfomas. Contudo, o novo estudo sugere que ele também poderia ser utilizado para tratar todas as outras variações da doença.

Células saudáveis

Embora células saudáveis também sejam atacadas pelos anticorpos quando a proteína CD47 é inibida, os cientistas alegam que este efeito colateral não se compara aos efeitos devastadores sobre os tumores, pois, depois de vencida a doença, as células saudáveis voltariam a ser produzidas pelo nosso organismo.

Os testes com humanos já foram iniciados, mas ainda pode demorar algum tempo até que o medicamento seja disponibilizado para o tratamento em larga escala.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.