IBM e Samsung firmam parceria para criar wafers de 14 nanômetros

Imagem de: IBM e Samsung firmam parceria para criar wafers de 14 nanômetros

(Fonte da imagem: Reprodução/Android Authority)

A IBM e a Samsung firmaram uma parceria que deve mudar as regras do mercado de semicondutores, atualmente dominado pela Intel, NVIDIA e Qualcomm. As empresas revelaram recentemente que estão trabalhando no desenvolvimento de wafers de 14 nanômetros — atualmente, as duas companhias já iniciaram testes para a produção de chips baseados em uma tecnologia de 20 nanômetros.

Para efeitos de comparação, o poderoso Tegra 3 é fabricado em um processo de 40 nanômetros, enquanto seu principal competidor direto, o chip S4 da Qualcomm, é feito em um processo de 28 nanômetros. A diminuição do tamanho dos componentes possibilitada pela parceria se mostra vantajosa em todos os sentidos: os novos dispositivos resultantes possuem maior eficiência energética e desempenho de processamento, sem que isso apresente um aumento nos custos de produção.

Chips ainda mais poderosos

Apesar de o trabalho já parecer bastante avançado, as companhias preferiram não divulgar qualquer informação detalhada de como chegaram à nova tecnologia. Além disso, não há dados sobre o aumento de desempenho proporcionado pelas novas técnicas de fabricação.

(Fonte da imagem: Reprodução/SemiAccurate)

Até o momento, não fica claro se a novidade vai ser focada no desenvolvimento de produtos voltados para o mercado de desktops ou portáteis, ou se vai abranger a ambos. Independente da decisão das empresas, fica claro que os novos wafers têm tudo para resultar em uma nova geração de dispositivos ainda mais poderosos que os atuais.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.