Robôs nadadores quebram recorde mundial de distância no Pacífico

Imagem de: Robôs nadadores quebram recorde mundial de distância no Pacífico

(Fonte da imagem: Yorokobu)

Quatro robôs chamados de PacX Wave Gliders quebraram o recorde mundial de distância no mar ao nadarem 3,2 mil milhas náuticas (5.926 quilômetros) em todo o oceano Pacífico. Eles superaram o antigo recorde mundial do Guinness para a maior distância percorrida por um objeto não tripulado no mar, que era de 2,5 mil milhas náuticas (4.630 quilômetros).

O recorde foi quebrado devido à expedição, que os robôs estão participando, com o objetivo de recolher dados sobre a composição e a qualidade da água do mar. Os PacX Wave Gliders foram construídos pela empresa americana Liquid Robotics, e devem percorrer mais de 9 mil milhas náuticas (16.668 km) até o final da operação.

A primeira etapa, percorrida entre São Francisco e Havaí, levou quatro meses. Os robôs foram construídos para chegar a lugares difíceis de alcançar, e reunir informações sobre a acidez da água do pacífico e a diminuição da população de peixes.

Trabalho pesado

Os robôs são alimentados com energia do sol, obtida através de painéis solares que ficam na superfície. Além disso, os PacX convertem a energia das ondas do oceano para criar um impulso que os move para frente.

A cada 10 minutos, são analisadas a salinidade e a temperatura da água, além da fluorescência e do oxigênio dissolvido. Edward Lu, chefe de aplicações inovadoras da Liquid Robotics, disse à BBC que não tem dúvidas quanto ao surgimento, a partir do conjunto de dados obtidos pelos robôs PacX, de descobertas oceânicas, ideias e aplicações.

Os quatro robôs embarcarão em aventuras separadas depois do Havaí. Dois deles irão para o Japão, cruzando a Fossa das Marianas, o lugar mais profundo da Terra. Os outros dois vão seguir caminho para Austrália, passando a linha do equador. Os pesquisadores esperam que os PacX cheguem aos seus destinos finais no final do ano ou início de 2013.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.