Seleção: dados iguais em locais diferentes

Imagem de: Seleção: dados iguais em locais diferentes

Há alguns anos, guardar arquivos na internet era uma tarefa realizada por poucos e, além disso, quando esse tipo de serviço era gratuito, geralmente oferecia muito pouco espaço de armazenamento, algo em torno de 50 MB, por exemplo. Já hoje a história mudou, pois existem diversos serviços gratuitos que oferecem bastante espaço de armazenamento, sendo que alguns chegam a oferecer 140 vezes mais espaço do que os de antigamente!

Por que a oferta cresceu?

Porque a procura aumentou e as empresas viram nisso uma boa forma de sair lucrando. Tudo começou assim: o Google percebeu que os usuários de e-mail não gostavam de apagar suas mensagens, fato que acarretava na superlotação de suas caixas de entrada. Com isso, a empresa resolveu disponibilizar 1 GB de armazenamento no GMail para ver o que acontecia.

Resultado: várias empresas começaram a copiar a ideia, os usuários passaram a guardar mais arquivos em seus e-mails e a chamada “computação em nuvem” começou a ganhar forma. Com isso, outros serviços, além dos de e-mail, passaram a ser lançados, todos com base na ideia de possibilitar o acesso dos usuários a arquivos pessoais a partir de qualquer computador com acesso à internet.

Vale ressaltar que grande parte desse crescimento se deve à procura que os usuários fazem de tais serviços para poderem criar cópias de segurança de seus arquivos, os famosos backups. Ou seja, devido ao medo dos usuários em perder arquivos importantes, as empresas saíram lucrando.

Qual o objetivo deste artigo?

Como você já deve ter imaginado, este artigo tem por finalidade destacar alguns programas e serviços que permitem o armazenamento de arquivos online. Logo, uma vez dado o panorama sobre esse tipo de serviço, podemos partir para a seleção em si. Confira!

Sincronizando o seu computador

Por sincronia você decerto entende algo como coisas feitas ao mesmo tempo, certo? Então, a sincronia em computadores é algo parecido com isso, pois você sincroniza o seu computador com outro. Ou seja, sincronizar aqui se refere à possibilidade de você acessar os arquivos do computador de sua casa a partir de outro computador como se estivesse em casa!

Se você quer um programa para acessar o conteúdo de qualquer computador ao qual você tenha acesso, o Live Mesh é a opção mais completa, pois com ele você pode acessar os computadores sincronizados através de qualquer computador com internet, desde que você tenha uma conta Windows Live (hotmail, etc.). Além disso, você ainda pode deixar a sincronização como automática e guardar arquivos no próprio servidor do Live Mesh, para o caso de o seu computador remoto ter sido desligado.

Opção interessante para o compartilhamento de desktop (Área de trabalho) e arquivos é o TeamViewer. O interessante dele é que além de proporcionar a sincronia entre dois computadores, ele permite que um usuário basicamente use o PC do seu amigo! Permitindo assim, uma espécie de assistência técnica remota.

O Gladinet Cloud Desktop é uma ferramenta útil para fazer backup de seus arquivos do GMail para seu computador, ou mesmo a tarefa contrária, fazer backup do seu computador para a internet. O interessante é a capacidade dele de criar uma espécie de unidade de disco nova para cada serviço online do/para qual você queira extrair/enviar seus arquivos.

Você possui um site ou simplesmente utiliza algum serviço de hospedagem de arquivos no qual você deve usar servidores FTP frequentemente? Pois então o CarbonFTP facilitará a sua vida. Com ele você define o local FTP para onde enviar seus arquivos e a pasta de onde eles serão enviados, feito isso sempre que um novo arquivo for adicionado à pasta indicada será automaticamente enviado ao local FTP designado!

Por fim, para finalizar esta parte sobre sincronia entre PCs, falta indicar um programa que facilite a sincronia interna do seu computador, ou seja, a sincronia entre pastas dentro de um mesmo computador. O programa escolhido para esse caso foi o SyncToy, pois com ele em poucos cliques já é possível iniciar a sincronia entre pastas de um mesmo PC, ou até mesmo entre computadores diferentes ligados em rede!

Aproveitando o espaço de armazenamento de seu e-mail

Diversos serviços de e-mail oferecem um espaço de armazenamento enorme e você nunca consegue usá-los por completo, uma vez que fazer anexar um arquivo grande pode demorar. Mas por que não mudar essa história e usar programas que lhe auxiliem a usar esse espaço concedido a você de forma totalmente gratuita? Gostou da ideia? Então confira abaixo alguns programas!

Às vezes acontece de usarmos mais um serviço de e-mail do que outro, mesmo tendo conta em ambos. Por conta disso acabamos por lotar o espaço de armazenamento de um enquanto o outro está cheio de espaço livre! Como resolver isso? Com um programa capaz de gerenciar os arquivos e enviá-los de um e-mail para outro: o Peer2Mail. O bom deste programa é que ele compacta os arquivos enviados, além de fazê-lo com criptografia, deixando assim o sistema mais seguro!

Mas se o seu negócio mesmo é usar o GMail, temos as ferramentas certas para você: GMail Drive, GBridge e gAttach!. O primeiro é bastante útil, pois ele cria um drive em seu computador no qual tudo que for guardado nele será enviado para a sua conta GMail, ou seja, chega de mandar e-mails para si mesmo com arquivos anexos!

O GBridge poderia estar na categoria de sincronizadores de PCs, mas não está por uma razão: ele sincroniza o seu computador com sua conta GMail! Com ele basta definir pastas e arquivos a serem sincronizados e pronto, eles passarão a estar em seu e-mail para serem acessados de onde você estiver.

Finalmente, o gAttach! é meio que uma mistura dos dois programas anteriores, pois ele cria um menu de contexto (menu aberto ao se clicar com o botão direito do mouse) que possibilita que você abra uma janela de envio de e-mail com o arquivo selecionado através do menu de contexto já adicionado à mensagem! É ou não é prático?

Nunca mais esqueça quais são os seus sites favoritos!

Existem serviços online que permitem aos seus usuários guardar informações interessantes de forma parecida com uma agenda/diário. Isso inclui endereços de sites com conteúdo interessante, o próprio conteúdo (textos legais, galeria de imagens, etc.) diretamente no site que oferece o serviço, ou mesmo anotações sobre o que fazer depois.

Sites como o delicious permitem que você guarde essas informações e ainda as compartilhe com os outros, sendo esse justamente o seu diferencial, enquanto sites como o zurpy apostam na praticidade e deixam que o conteúdo inserido pelo usuário seja visto somente por ele. Já o Microsoft Live Labs Thumbtack fica como o destaque, isso porque ele é o serviço com o visual mais bonito e aquele que oferece mais ferramentas. No entanto, seu compartilhamento é mais restrito que o delicious (você define quem verá suas anotações) e o carregamento do site é mais demorado que o dos outros dois.

Entretanto, pode ser que você não queira se dar ao trabalho de adicionar todos os seus favoritos aos serviços supracitados, uma vez que eles já estão nos favoritos do seu navegador. O que fazer então? Oras, use programas que sincronizem os favoritos de seu navegador, como por exemplo, o 2Go SyncIT e o Google Browser Sync.

Serviços para guardar arquivos online

Esse tipo de serviço possibilita que você guarde seus arquivos em um servidor da internet de maneira a poder acessá-los a partir de qualquer computador, desde com a devida senha de acesso. O ruim desses serviços é que dificilmente o espaço de armazenamento oferecido é ilimitado, apesar disso, muito deles oferecem muitos GB para você guardar seus arquivos mais importantes.

Quer um serviço onde você possa guardar arquivos online para não ter que deixar o seu computador de casa ligado por estar sincronizado com outro PC? O Dropbox é a dica. Nele você contará com 2 GB de espaço para usar da maneira como quiser, bastando somente que você copie os arquivos a serem guardados no servidor à pasta do Dropbox em seu computador para que eles sejam enviados automaticamente para o servidor do Dropbox!

Outro serviço parecido e que faz as mesmas coisas que o Dropbox é o MyOtherDrive, com a diferença de não requerer download algum, pois é diretamente pela internet. Algo parecido também faz o Zapr, pois nele basta você arrastar o arquivo a ser compartilhado para a janela do programa e enviar o link gerado para quem você quiser (só não se esqueça de efetuar o login no programa e deixar o seu PC ligado!). Já se você quer enviar somente imagens, a opção é o 2Pad.

Sentiu falta de uma opção da Microsoft? Pois então lhe indicaremos o Windows Live SkyDrive, o qual lhe permite guardar online 500 MB em arquivos, exigindo somente que você tenha uma conta Windows Live.

Por fim, os destaques desta seção são os serviços MediaFire e MyBloop. O primeiro permite que você envie diversos arquivos para o servidor deles, organize-os em pastas e ainda tenha um link fácil para compartilhá-los com seus amigos. Já o segundo chega a impressionar de tão generoso que é! Por quê? Porque ele não tem limite de armazenamento, permite que você hospede arquivos de até 1 GB e ainda por cima nunca deletará os seus arquivos!

Você ainda não usa nenhum dos serviços citados acima? Então não perca tempo e confira-os, só não se esqueça de comentar o aqui o que achou deles!

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.