Microsoft leva o gerenciamento de dados a um novo nível

Imagem de: Microsoft leva o gerenciamento de dados a um novo nível

LifeBrowser: sistema de mineração de dados da Microsoft. (Fonte da imagem: Reprodução/YouTube)

A Microsoft Research, divisão de pesquisas da empresa de Redmond, está desenvolvendo um software para ajudar você a gerenciar as informações sobre a sua vida. Conhecido como “LifeBrowser”, o programa funciona como um processo de mineração de dados e faz uso até mesmo de algoritmos de inteligência artificial para organizar seus dados.

Gerenciar milhares fotos, emails e eventos por meio de filtros e pontos de referência, permitindo ainda a realização de buscas por termos específicos para selecionar as informações que você deseja. É tudo isso que o LifeBrowser promete ser capaz.

Segundo o Physorg.com, o software conta com um rastreador de calendário que trabalha com o Outlook, extraindo dados de eventos como localização, organizadores e até mesmo a relação entre os participantes. Nesse ponto, uma das características mais interessantes do projeto entra em ação: a aprendizagem de máquina Bayesiana.

Um sistema de inteligência artificial que permite ao computador interpretar os dados compartilhados em um evento, procurando por informações que façam deste acontecimento algo memorável. O método deve realizar uma análise completa de seu banco de emails e imagens para encontrar pistas e concluir se ele é significante ou não.

Nova rede social a caminho?

Como demonstrado no vídeo abaixo pelo pesquisador Eric Horvitz, o LifeBrowser da Microsoft é um software. Entretanto, não se pode deixar de suspeitar das características do aplicativo, que, sem dúvida, se dariam muito bem em uma nova rede social, um local bastante apropriado para organizar e compartilhar informações em uma linha do tempo inteligente.

Em novembro de 2011, vazaram na web informações sobre a Socl, a aposta da Microsoft para concorrer com o Facebook e o Google+. A empresa, contudo, não confirma nem a rede social e muito menos a aplicação do LifeBrowser em uma página da web. Até agora, tudo não passa de suspeita.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.