Novos óculos da NASA para pilotos têm visão antineblina

Imagem de: Novos óculos da NASA para pilotos têm visão antineblina

(Fonte da imagem: Divulgação/NASA)

Se você viaja muito de avião, provavelmente já se deparou com atrasos de voos ou fechamento de aeroportos por causa da neblina. Apesar de parecer pouca coisa, sem tecnologias de auxílio esse fenômeno corta grande parte da visibilidade do piloto – e pode causar acidentes trágicos com aviões tripulados.

A NASA parece preocupada com isso: a agência está desenvolvendo óculos especiais que permitem pousos até nas condições climáticas mais desfavoráveis. Ao colocá-los, mesmo movendo a cabeça, o piloto tem uma visão virtual da pista, como se estivesse em um video game. Desse modo, ele sabe exatamente onde está o local de pouso, qual a localização das torres de comando e até dados como altitude e pressão atmosférica.

Segundo o Mashable, tecnologia similar já é utilizada em aeronaves militares, mas acoplada ao capacete dos soldados e com gráficos bastante primitivos. Os óculos, além de serem mais portáteis, não devem exigir conhecimentos avançados de eletrônica. Ainda em período de testes, o aparelho não tem previsão para ser utilizado em voos comerciais.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.