Site permite que você teste circuitos elétricos direto de seu navegador

Patrocinado
Imagem de: Site permite que você teste circuitos elétricos direto de seu navegador

Um dos maiores desafios de quem mexe com eletrônica é construir um circuito complexo sem saber se ele realmente funciona. Isso pode até não ser um problema para quem tem mais experiência na área, mas certamente confunde iniciantes e até mesmo estudantes que estão tendo seu primeiro contato com circuitos elétricos e suas diferentes características.

É exatamente para pôr um fim nessa dificuldade que o site CircuitLab foi criado. Como o próprio nome sugere, ele funciona como um pequeno laboratório virtual para que você experimente e teste seus sistemas a fim de descobrir se eles funcionam ou que resultados eles podem obter.

Wondershare EdrawMax: Plataformas para o desenvolvimento de diagrama

Wondershare EdrawMaxWondershare EdrawMaxFonte: Freepik

Você pode criar um circuito direto pelo site ou combiná-lo com outras ferramentas, como a plataforma de desenvolvimento de diagramas Wondershare EdrawMax.

No EdrawMax, existem uma série de recursos para que o usuário crie seu próprio circuito elétrico, de forma simples e intuitiva. É possível editar o diagrama com símbolos e espessuras de linhas variadas, o que ajuda na indicação de características do circuito.

O EdrawMax pode ser especialmente interessante em projetos compartilhados, uma vez que permite que diferentes usuários editem um mesmo circuito. Assim, você pode criar um circuito no software, seja por conta própria ou com outros colaboradores, para testá-lo posteriormente no CircuitLab.

Um ponto interessante do CircuitLab é que não é preciso se cadastrar para participar, e nem baixar nenhum aplicativo, pois tudo funciona a partir de seu navegador. Além disso, a área para desenhar o circuito é bem vasta, com direito até mesmo a um zoom que facilita o desenho de áreas maiores.

Outro ponto é a versatilidade das ferramentas disponíveis. A partir de uma barra lateral, você pode selecionar diferentes tipos de elementos, indo desde resistores até a adição de transistores e transformadores. E como se não bastasse, quem utiliza a ferramenta ainda tem a liberdade para editar os dados inseridos, como valores de tensão e resistência.

Para quem quer colocar as mãos na massa, há até mesmo uma área para simulação, permitindo que você calcule elementos como frequência do circuito e outros parâmetros disponíveis. Ao término, ainda é possível compartilhar com amigos ou enviar para sua empresa, por exemplo, tornando o serviço muito mais útil.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.