Meteoros superbrilhantes fazem o carnaval do céu em fevereiro

Imagem de: Meteoros superbrilhantes fazem o carnaval do céu em fevereiro

Ninguém sabe explicar ao certo o motivo, mas fevereiro é o mês em que os meteoros que passam pela atmosfera terrestre brilham mais. Existem muitos relatos sobre as Bolas de Fogo de Fevereiro (Fireballs of February, no idioma original) observadas nos Estados Unidos desde os anos 60 e 70, e algumas testemunhas inclusive afirmaram ter ouvido o som que elas fizeram quando entraram na atmosfera. Os meteoros então queimam de forma tão intensa que ficam mais brilhantes que Vênus, o corpo celeste mais visível do céu.

Para tentar entender o motivo pelo qual os meteoros parecem mais brilhantes em fevereiro do que no resto do ano, a NASA instalou seis câmeras que ficam permanentemente preparadas para registrar qualquer atividade relacionada a tais corpos. Embora os cientistas tenham descoberto que o número de meteoros que atingiram a Terra durante o mês de fevereiro tenha ficado na mesma média que nos outros meses, eles também afirmaram que o comportamento desses corpos celestes realmente parece ser um tanto estranho.

O mistério permanece

De acordo com a NASA, apesar de ainda não ser possível explicar por que o fenômeno ocorre, durante esse período os meteoros são particularmente mais lentos e apresentam uma trajetória diferente do normal, entrando de forma muito mais profunda na atmosfera terrestre. A boa notícia? Esses corpos não representam nenhum perigo para a humanidade e são um verdadeiro espetáculo para quem tiver a sorte de estar olhando para o céu na hora certa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.