Saiba quais jogos vão rodar no seu computador

Imagem de: Saiba quais jogos vão rodar no seu computador

(Fonte da imagem: Steam)

Uma das principais vantagens para quem usa o PC como plataforma de jogos são suas especificações variadas. Assim como não é preciso gastar rios de dinheiro para montar uma máquina capaz de rodar a maioria dos títulos do mercado, quem dispõe dos recursos necessários pode montar centrais multimídia capazes de reproduzir games de alta qualidade com efeitos e resoluções impressionantes.

Em ambos os casos (principalmente no primeiro), uma preocupação constante de quem joga no computador são as especificações técnicas dos títulos. Afinal, de nada adianta adquirir um software novo se o hardware disponível não está apto a rodá-lo pelo menos de forma aceitável.

Neste artigo, reunimos algumas ferramentas responsáveis por tornar mais fácil o processo de descobrir se um jogo roda ou não na sua máquina. Com elas, além de nunca mais ter que depender somente da sorte, você poderá usar seu dinheiro exclusivamente para comprar games que não trarão qualquer problema a seu computador.

Can You Run it?

O serviço mais recomendado para quem não tem tempo ou paciência de verificar e comparar manualmente as especificações do título que deseja jogar. Basta entrar no site, escolher o game que você pretende rodar e aguardar enquanto é feita uma análise completa da máquina utilizada.

(Fonte da imagem: Can You Run it?)

Em poucos segundos, o site mostra se você cumpre os requisitos mínimos (ou recomendados) — caso a resposta seja positiva, basta instalar o game e começar a se divertir. Já em casos negativos, o serviço dá dicas do que pode ser melhorado para corrigir o problema.

O Can You Run it? peca somente em dois quesitos: além de exigir que os testes sejam realizados na máquina que vai executar o game, muitas produções mais antigas (ou extremamente novas) estão ausentes da lista de avaliações disponíveis.

Steam

Além de servir como uma ótima plataforma de distribuição de jogos, o Steam possui um banco de dados completo sobre os requisitos de milhares de produções. Basta abrir a página do jogo que você deseja para conferir a lista completa das especificações mínimas necessárias para rodá-lo.

(Fonte da imagem: Steam)

Até mesmo jogos antigos ou independentes contam com esse recurso, o que facilita muito compras futuras através do sistema. O problema fica pelo fato óbvio de que não é possível obter informações relacionadas a nenhum título que esteja ausente da biblioteca do sistema da Valve.

System requirements

Caso você tenha uma boa noção de como seu PC lida com os jogos da geração atual, o System requirements é uma ótima maneira de encontrar títulos novos para se divertir. O site faz uma divisão entre games com requerimentos baixos (low), médios (medium) e altos (high), fornecendo uma descrição de cada um dos títulos disponíveis.

(Fonte da imagem: System Requirements)

O serviço fornece todos os requisitos necessários na forma de uma lista, além de mostrar dados como o nome das produtoras e contar com um sistema de tags que torna mais fácil encontrar produtos semelhantes. Infelizmente, como o sistema é bastante recente, ainda são poucas as opções disponíveis para consulta.

Game-o-Meter

Assim como o Can You Run it?, o Game-o-Meter instala um plugin no navegador responsável por analisar todo o hardware da máquina utilizada. Assim, basta selecionar um título qualquer para descobrir se você é capaz de rodá-lo cumprindo somente os requisitos mínimos ou se você pode aumentar a qualidade de todos os detalhes até o máximo.

(Fonte da imagem: You Games)

O problema dessa opção reside na pouca variedade de produtos disponíveis para comparação. Em compensação, uma única análise é capaz de estabelecer relações com todos os games disponíveis no site, o que torna a tarefa de pesquisas de múltiplos lançamentos muito mais fácil.

VG Requirements

Quem procura agilidade tem no VG Requirements um ótimo aliado. Optando por uma apresentação simples, o endereço é capaz de providenciar os requisitos mínimos de um jogo em questão de poucos segundos.

(Fonte da imagem: VG Requirements)

Uma de suas principais vantagens é o fato de ele ser integrado a uma lista de discussões na qual qualquer pessoa pode comentar. Dessa forma, não só você pode saber se vai conseguir rodar um título, como tem a opção de ler diversos comentários deixados por quem já conhece a experiência oferecida por cada um dos jogos disponíveis.

PC Game Requirements.com

(Fonte da imagem: PC Game Requirements.com)

Outra opção para quem procura agilidade e dispensa sistemas de consulta complexos, o PC Game Requirements.com se destaca pelo sistema de categorias de que dispõe. Com um simples clique do mouse, você pode consultar todos os títulos no estilo corrida ou luta oferecidos pelo site e, assim, escolher a produção que se adapta melhor a seu gosto pessoal.

Game System Requirements

(Fonte da imagem: Game System Requirements)

Não se incomode com o visual antiquado: o  Game System Requirements é uma das melhores fontes quando o assunto são os requerimentos necessários para rodar um jogo. O site é útil tanto para quem possui um PC moderno quanto para os donos de máquinas desatualizadas, já que seu banco de dados abrange desde lançamentos recentes até nomes com mais de 10 anos de vida, como a primeira produção da série Diablo.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.