Vídeo mostra o poder das gravações binaurais

Imagem de: Vídeo mostra o poder das gravações binaurais

Um vídeo publicado no YouTube pelo usuário japonês washijaa com gravações de áudio binaural ganhou destaque recentemente em fóruns de discussão e redes sociais. A produção mostra como a técnica pode ser usada para obter efeitos de som impressionantes, capazes de bater de frente com aqueles produzidos por qualquer sistema 5.1 disponível no mercado.

Para realmente aproveitar todo o potencial do vídeo, é indispensável usar fones de ouvido com boa qualidade. De preferência, aumente o volume a uma altura elevada (porém não desconfortável) e feche os olhos — se possível, certifique-se de estar em um ambiente quieto em que não haja qualquer possibilidade de interferência externa.

Embora seja bastante antiga, a técnica de gravação binaural ainda surpreende por realmente passar uma sensação 3D ao ouvinte. Simplesmente pelos sons provocados pelos objetos mostrados no vídeo é possível determinar a posição de cada um e a intensidade com que eles são movimentados. Para conferir mais detalhes sobre a técnica, não deixe de visitar o artigo “Áudio binaural: efeito 3D em fones de ouvido estéreo”.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.