7 reações químicas incríveis e explosivas [vídeo]

Imagem de: 7 reações químicas incríveis e explosivas [vídeo]

Reações químicas são muito mais legais do que muita gente pensa. Quando lembramos que elas podem gerar muitas explosões científicas, isso fica ainda mais legal. Pois é, reunimos alguns dos vídeos mais incríveis com as consequências incríveis de reações químicas (algumas perigosas).

Prepare-se para saber um pouco mais sobre ciência e se lembre de jamais tentar repeti-las em casa. No vídeo que trouxemos no topo da matéria, você pode conferir tudo isso com alguns detalhes bem legais. Será que a sua reação química favorita vai aparecer nesta seleção?

Repetimos: todos os experimentos exigem acompanhamento profissional. Não recomendamos que os leitores tentem repetir os feitos.

1. Cloreto de potássio e balas de gelatina

O cloreto de potássio é uma substância bastante oxidante. O açúcar é uma substância facilmente oxidável. Já entendeu a relação entre os dois materiais? Ao misturar o cloreto com uma balinha de gelatina (que possui muito açúcar), uma reação de oxidação acontece muito violentamente.

2. Magnésio e gelo seco

Colocar um pouco de magnésio entre dois grandes blocos de gelo seco pode ser uma mistura perigosa. Como você pode ver no vídeo, o magnésio age reduzindo o dióxido de carbono congelado (gelo seco) a carbono, aproveitando o oxigênio para oxidar o magnésio.

3. A reação de Nassau

Essa não é explosiva, mas mesmo assim é muito interessante. Soluções de bisulfato de sódio, cloreto de mercúrio (III) e iodato de potássio são misturadas com quantidades em vários recipientes com quantidades diferentes de água. As reações químicas fazem com que as substâncias mudem de cor rapidamente. E o que faz elas mudarem em tempos diferentes? A quantidade de água, que age dificultando as reações.

4. Peróxido de hidrogênio e iodeto de sódio

Misture as duas soluções descritas acima e você verá a produção de gases coloridos sendo realizada rapidamente (assim como a dissipação). Agora, adicione sabão líquido às reações e o resultado vai ser muito mais incrível. Como os autores do vídeo batizaram, é uma verdadeira "pasta de dentes para elefantes".

5. Potássio e água

Um dos metais com maior facilidade de reação é o potássio. Quando exposto ao oxigênio ou vapor dágua, ele é facilmente dissipado. Agora, quando entra em contato com a água, os resultados são bem mais visíveis. A mistura gera hidróxido de potássio e hidrogênio, que entram em ignição e causam a explosão.

6. Pragas de estanho

A reação chamada de "pragas de estanho" acontece quando o elemento é levado a temperaturas muito baixas. Dessa forma, ele começa a mudar de cor e volume, fazendo com que sua estrutura comece a ser pulverizada.

7. O Kraken de Tiocianato de Mercurio

Há quem chame isso de "serpente do faraó", mas chamar de Kraken faz tudo ficar ainda mais legal. Ela acontece quando oTiocianato de Mercurio é aquecido junto ao dicromato de amônio.

......

Qual é a reação química mais maluca que você conhece? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.