Pesquisadores usam grama para desenvolver células solares capazes de gerar luz elétrica

Imagem de: Pesquisadores usam grama para desenvolver células solares capazes de gerar luz elétrica


Painéis solares mais fáceis e baratos para todos graças à fotossíntese

É sabido por nós que as plantas absorvem muita energia vinda do sol para a realização do processo de fotossíntese. E uma equipe de pesquisadores do MIT, nos Estados Unidos, conseguiu determinar que, de fato, nada na natureza recebe e aproveita tanto a energia solar como as plantas.

Trabalhando a partir dessa informação, os cientistas conseguiram realizar a produção “artificial” de células solares capazes de produzir energia elétrica.

Isso foi feito por meio da utilização de uma mistura de pó estabilizador (criado à base de óxido de zinco e óxido de titânio) e grama, por exemplo, além de substrato de vidro ou algum tipo de metal para que fosse possível replicar o processo de fotossíntese.

A ideia dos cientistas é conseguir estabilizar com total eficiência a estrutura responsável pela fotossíntese dentro das células das plantas, pois este processo gera também uma corrente elétrica quando tudo isso é exposto à luz solar – sendo criada uma energia em forma de substrato.

Com a invenção, os pesquisadores do MIT querem desenvolver uma espécie de camada de pintura, que poderia ser aplicada às construções e que possibilitaria a todos contar com painéis solares em suas construções.

No entanto, infelizmente essa técnica está longe de ser uma realidade. Isso porque a taxa de eficiência da tecnologia ainda é extremamente baixa, sendo menor do que 2% e seriam necessários pelo menos 20% para que essa tecnologia se torne, de fato, uma fonte viável de produção da energia solar.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.