Poção do amor: truques da ciência para atrair o sexo oposto [infográfico]

Imagem de: Poção do amor: truques da ciência para atrair o sexo oposto [infográfico]

Colocar imagens de santo de cabeça para baixo, unir fotografias dos amados com mel, decorar as posições do Kama Sutra e os mais bonitos sonetos de amor: métodos são o que não faltam para se dar bem no amor e encontrar a tão esperada alma gêmea. A variedade é tão grande que muitos chegam a olhar com desconfiança para o acervo de simpatias e estratégias.

Talvez seja o caso, então, de as pessoas interessadas darem uma chance à ciência. Afinal, o que todo mundo espera do método científico é que ele seja confiável e reproduzível. Pensando nisso, preparamos o infográfico acima, que pode servir como uma espécie de “manual do amor” ― muito útil para ser consultado algumas horas antes de curtir a balada do final de semana.

Para deixar tudo ainda mais esclarecido, fazemos questão de detalhar, logo abaixo, os estudos científicos que podem ajudar o leitor ou a leitora a passar os próximos dias em boa companhia. E se nada disso der certo, talvez seja uma boa apelar para a fé e castigar não apenas o casamenteiro Santo Antônio, mas também São Alberto, padroeiro das ciências naturais.

Vermelho, vermelhaço, vermelhusco

Roupas vermelhas deixam tanto mulheres quanto homens mais atraentes

Essa experiência já foi anunciada no artigo sobre 7 estudos científicos estranhos, mas não custa reforçar: homens e mulheres vestindo roupas vermelhas têm mais chances de conquistar alguém.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, distribuíram fotografias de mulheres usando roupas de diversas cores e perguntaram: “Imagine que você se encontrará com essa mulher e tem uma nota de cem dólares na sua carteira. Quanto desse dinheiro você gastaria com ela?”.

Como resultado, os homens teriam encontros mais caros com as mulheres que vestiam vermelho. Posteriormente, a mesma equipe de cientistas constatou, em um segundo estudo, que os homens de vermelho também chamam mais a atenção das mulheres. Sendo assim, acho que você já sabe qual roupa usar em jantares românticos, certo?

Voz grave e jeito de homem

Cientistas da universidade de Aberdeen, na Escócia, atestam que homens com voz grossa são mais memoráveis para as mulheres. De acordo com o estudo, a tonalidade da voz acaba sendo usada como forma de estimar as qualidades genéticas de um possível parceiro para relacionamento de longa duração.

A mesma instituição também levantou dados sobre a aparência física dos homens desejados pelas mulheres. Em alguns países, como Inglaterra e Suécia, os homens com traços delicados e jeito feminino fazem mais sucesso. Mas no Brasil, a situação é inversa: 55% das mulheres preferem homens com H maiúsculo, mais masculinos.

Cicatriz no rosto, o toque final

De acordo com pesquisa realizada pelas universidades de Liverpool e de Stirling, no Reino Unido, uma cicatriz facial leve é capaz de tornar o seu portador mais atraente aos olhos femininos.

Porém, há uma desvantagem: as cicatrizes tornam o candidato mais apropriado para relacionamentos rápidos e não para casamentos duradouros. Portanto, se for o seu caso, aproveite bem as oportunidades da vida. E outra notícia boa: de acordo com a pesquisa, os homens consideram as mulheres com cicatrizes no rosto tão atraentes quanto as que não possuem.

Felicidade demais, romances de menos

A Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, adverte: homens felizes demais são menos atraentes para as mulheres. Isso ajuda a confirmar o estereótipo de “bad boys”, já que, de acordo com a pesquisa realizada, mulheres preferem homens mal humorados e mais silenciosos. Em contrapartida, as mulheres mais felizes são as mais atraentes para os rapazes.

Pizza nas axilas? Sem problemas!

Se a vida fosse um jogo de RPG, o personagem que suasse demais deveria receber uma penalização nos atributos de carisma e aparência. Mas, de acordo com estudo realizado por pesquisadores norte-americanos e israelenses, ao cheirar o suor masculino, mulheres sentem a presença de uma determinada molécula capaz de alterar seus hormônios, provocando mudanças de humor e até mesmo excitação.

As morenas se destacam mais

Para tentar descobrir as características físicas que tornavam uma mulher mais atraente para os homens, a rede social Badoo entrevistou cerca de 2 mil cavalheiros. Como resultado, um dado revelador: ao contrário do que muita gente pensa, as loiras não são as favoritas. Sessenta por cento dos participantes do site preferem mulheres de cabelos pretos ou castanhos. As loiras são as preferidas de quase 30% dos entrevistados, enquanto as ruivas conquistaram a preferência de menos de 10% dos rapazes.

Inspirem-se em Angelina Jolie

Pesquisadores da Universidade de Manchester, no Reino Unido, analisaram o movimento ocular de 50 homens enquanto eles observavam imagens de diferentes mulheres. De acordo com o estudo, a região que mais recebe a atenção dos olhos masculinos é a dos lábios. E quando as mulheres usam batom vermelho, os homens quase não conseguem desviar o olhar, fitando a boca feminina por cerca de 7 segundos. A cor pink foi capaz de prender a atenção por 6,3 segundos. Além disso, lábios mais grossos também ganham mais atenção se comparados com os demais.

Braços longos: mais atraentes do que pernas

Ana Hickmann que se cuide! De acordo com profissionais da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, mulheres com braços longos chamam mais a atenção dos homens do que aquelas que possuem pernas longas, como é o caso da apresentadora da Rede Record. A pesquisa foi realizada com um grupo de 92 pessoas australianas, homens e mulheres de 18 a 58 anos. Posteriormente, o estudo também foi repetido em Hong Kong e chegou ao mesmo resultado.

Salto alto favorece a sedução

Dizem que sapatos de salto alto dificultam o caminhar e são capazes de afetar negativamente a saúde de quem os usa. Mas mesmo assim, centenas de mulheres continuam desfilando pelas ruas com esse tipo de calçado. E não há dúvidas de que muita gente concorda com a ideia de que o salto alto torna as mulheres mais atraentes. Essa hipótese, inclusive, tem o aval da ciência, mas sob um ponto de vista nem tão romântico ou sensual.

De acordo com a antropologista Hellen Fisher, da Universidade Rutgers, nos Estados Unidos, o salto alto favorece o chamado comportamento de lordose, expressão científica usada para se referir à postura de “bumbum empinado”, também usada pelas fêmeas de outras espécies de mamíferos.

As curvas da perdição

É claro que a forma do corpo também é importante na arte da conquista. E de acordo com a psicóloga Devendra Singh, da Universidade do Texas, os homens preferem as mulheres que possuem a cintura mais estreita do que os quadris.

Singh afirma existir uma relação entre a produção de hormônios sexuais e a proporção física entre cintura e quadril. Uma produção bem equilibrada reflete condições físicas mais saudáveis e, consequentemente, melhores condições de conceber um filho. É como se a beleza estivesse dando dicas sobre a saúde e a fertilidade de alguém.

.....

Seja homem ou mulher, a ciência está sempre pronta para ajudar você a conquistar as pessoas ao seu redor. E se testar algumas dessas dicas, não se esqueça de contar nos comentários como foi o resultado. Boa sorte!

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.