Microsoft explica a transição do Windows 8 para a arquitetura ARM

Imagem de: Microsoft explica a transição do Windows 8 para a arquitetura ARM

A Microsoft publicou na última quinta-feira (9 de fevereiro) uma extensa atualização no blog Building Windows 8, que explica a transição de seu novo sistema operacional para a arquitetura ARM. Além de esclarecer os motivos para a adaptação, a empresa divulgou as características próprias da versão do produto para a plataforma.

O Windows 8 para dispositivos ARM (WOA) não terá qualquer compatibilidade com os aplicativos x86 e X64, e só vai permitir acesso ao desktop através de aplicativos Office e quando o gerenciamento de arquivos se mostrar necessário. A adaptação tem como foco principal o baixo consumo energético e o oferecimento de experiências integradas de qualidade — o software virá pré-instalado em aparelhos compatíveis e não poderá ser adquirido de forma individual.

Transição trabalhosa

Segundo a empresa, a transição para a arquitetura não foi uma tarefa fácil e exigiu diversos anos de trabalho. Na época em que o projeto começou, sequer havia tablets equipados com a tecnologia, o que os forçou a realizar os primeiros testes do sistema operacional em smartphones.

(Fonte da imagem: Building Windows 8)

As restrições impostas pelo novo ambiente forçaram a companhia a tomar algumas decisões que tornam a versão ARM do Windows 8 ligeiramente diferente das demais. Uma das principais mudanças foi o fim de qualquer espécie de retrocompatibilidade, o que significa a necessidade de criar aplicativos totalmente novos para a arquitetura.

Todos os programas disponíveis serão obrigatoriamente compatíveis com a interface Metro (com exceção do Office), e só poderão ser adquiridos através da Windows Store. Além disso, não haverá os tradicionais modos “desligar” e “hibernar” nos PCs com a tecnologia — tais funções serão substituídas por um botão responsável por acionar um modo de baixo consumo de energia.

A Microsoft afirma que ainda há muito trabalho para ser feito, porém tudo indica que o WOA será lançado na mesma época que a versão mais convencional do Windows 8. Até o momento, a empresa não confirmou a existência de nenhum dispositivo específico responsável por estrear a adaptação do sistema operacional para a arquitetura.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.