Impressionante: Chimpanzé soluciona teste de memória em 60 milissegundos

Imagem de: Impressionante: Chimpanzé soluciona teste de memória em 60 milissegundos

Ayumu: o chimpanzé que resolve testes de memória em um piscar de olhos. (Fonte da imagem: Reprodução/BBC)

Não é difícil encontrar primatas sendo adestrados, testados e solucionando problemas de raciocínio em centros de pesquisa ao redor do mundo, mas o animal em questão é, provavelmente, o mais impressionante que você já viu. Ele se chama Ayumu, um chimpanzé e vive na Universidade de Quioto, Japão, desde que nasceu.

Já aos cinco anos de idade, Ayumu se mostrou prodigioso ao decorar a ordem correta dos números: sempre que era colocado de frente com o teste em que deveria tocar nos números exibidos na tela em ordem crescente, o resultado foi positivo. Atualmente, o bicho surpreende mais uma vez e soluciona testes de memória ainda mais difíceis — e em tempo recorde.

Como exibido em uma reportagem da BBC, a televisão estatal britânica, o teste exige que Ayumu indique a ordem correta dos números. Porém, exibe-os apenas por alguns milissegundos, cobrindo-os em seguida para dificultar a resposta. Feito isso, sem muita demora, o símio soluciona o problema “às escuras”.

Quase sem errar, Ayumu acerta os números embaralhados na tela em um teste cuja chance de acerto de forma aleatória é de uma para 362.880. São nove números que ele precisa ordenar apenas tocando na tela, o que ele faz com maestria e sem perder a calma em cerca de 60 milissegundos. Quem comanda os estudos com o animal é o professor Tetsuro Matsuzawa, que estudou por 30 anos a inteligência de Ai, pai de Ayumu.

Clique aqui para assistir ao vídeo da reportagem na página da emissora inglesa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.