Nokia explica o funcionamento das telas ClearBlack

Imagem de: Nokia explica o funcionamento das telas ClearBlack

Lumia 900, o novo celular top de linha da Nokia. (Fonte da imagem: Divulgação/Nokia)

Os displays com ClearBlack da Nokia foram anunciados em novembro de 2010, conforme publicação do site Conversations by Nokia. Alguns modelos de celulares da empresa já possuem esse tipo de tela, como o E7, o Lumia 800 e os mais recentes N9 e Lumia 900. Os grandes diferenciais prometidos por essa tecnologia são a reprodução de pretos mais intensos e a melhoria na angulação de visão.

Em teoria, tais características proporcionam uma melhor visualização do conteúdo, mesmo quando a pessoa está em ambientes muito iluminados ou ao ar livre. O que a empresa finlandesa ainda não havia feito era explicar como esses displays alcançavam tais resultados. Uma matéria no mesmo site que revelou a tela, explicitou mais detalhes sobre o funcionamento da ClearBlack.

Ampliar (Fonte da imagem: Jamie Sneddon/Conversations by Nokia )

De acordo com o informativo, os displays dotados dessa tecnologia possuem três camadas. A primeira delas é formada por um polarizador linear, que possui o objetivo de alinhar verticalmente as “vibrações” das ondas da luz. Em seguida, vem uma película retardadora para fazer com que a luz polarizada circule para a direita.

Na terceira e última camada, fica uma superfície refletora – responsável por rebater a luz polarizada, fazendo-a retornar pela mesma sequência de barreiras. No caminho de volta, essa luz circula para a esquerda e é alinhada horizontalmente, o que faz com que ela não chegue ao campo de visão de quem está usando o aparelho. Com isso, a luz emitida pelo eletrônico para reproduzir as imagens sofre menos interferência, apresentando cores mais nítidas.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.