Seu fígado precisa de folgas semanais

Imagem de: Seu fígado precisa de folgas semanais

O Carnaval está aí e todo mundo quer cair na folia. Se você já alugou a casa na praia e comprou uma dezena de engradados de cerveja para passar o feriado mais para lá do que para cá, eis uma notícia que pode acabar um pouco com sua alegria etílica. Conforme aponta uma reportagem publicada pela revista New Scientist, fazer uma maratona alcoólica de uma semana não é nada saudável.

Isso não chega a ser nenhuma novidade, mas alguns dados realmente são bastante interessantes, principalmente para essa época de festas. De acordo com o diretor do comitê de assuntos tecnológicos e científicos do Parlamento britânico, Andrew Miller, o fígado humano precisa de dois dias para se recuperar dos estragos causados por cinco de bebedeira.

A ideia de “descanso” para o órgão é corroborada pelo Instituto Nacional para o Abuso do Álcool e Alcoolismo dos Estados Unidos, que afirma que o tecido hepático danificado pela bebida precisa de tempo para ser restaurado. Desse modo, Miller acredita que seja possível beber quase que diariamente, contanto que não haja abuso e a pequena folga seja dada.

E o Carnaval?

Apesar de o Carnaval durar “apenas” cinco dias, isso não quer dizer que você pode beber descontroladamente nesse período. Apesar de a festa ficar dentro da recomendação de especialistas no que diz respeito à restauração de tecidos e células, o consumo exagerado de álcool pode fazer com que o órgão precise de um tempo maior de descanso para se recuperar totalmente.

É por isso que o especialista em fígado da Universidade de Southampton, Nick Sheron, sugere que as pessoas deem pequenas férias ao organismo. Segundo ele, seis semanas são mais do que suficientes para mais uma maratona anual de visitas a bares, além de criar um efeito psicológico que faz a pessoa acreditar que não é tão dependente da substância.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.