Cópia de Mona Lisa é encontrada na Espanha

Imagem de: Cópia de Mona Lisa é encontrada na Espanha

Mona Lisa (Fonte da imagem: Wikimedia Commons)

Reuters. Por Inmaculada Sanz - O Museu do Prado encontrou em seus arquivos uma cópia da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, que acredita-se ter sido pintada ao mesmo tempo que o retrato original no ateliê do artista italiano, segundo uma publicação artística.

A revelação foi feita por uma especialista do museu espanhol em um seminário na Galeria Nacional de Londres há duas semanas, e foi divulgado pela primeira vez na revista The Art Newspaper. A pinacoteca de Madri confirmou somente que apresentaria a obra no fim de fevereiro, já que ainda está em restauração.

Segundo a revista, o quadro teria sido feito por um pupilo de Leonardo da Vinci ao mesmo tempo em que o mestre pintava sua obra mais famosa, entre 1503 e 1506, mas ficou relegada nos depósitos do Prado por se pensar que era mais uma cópia do famoso retrato exposto no Museu do Louvre.

Análises de raios-x permitiram comprovar que sob um verniz escuro na obra - praticamente do mesmo tamanho que a Mona Lisa autêntica - havia um fundo paisagístico da Toscana parecido ao do quadro original. Está previsto que o quadro, cuja autenticidade foi comprovada pelo Prado e o Louvre, viaje a Paris, onde ficará exposto temporariamente junto com a obra original.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.