Sentar mais perto da TV 3D faz você ver com mais nitidez?

Imagem de: Sentar mais perto da TV 3D faz você ver com mais nitidez?

(Fonte da imagem: Reprodução/THX)

As televisões 3D estão começando ocupar um lugar cativo no mercado de entretenimento. O preço dos aparelhos já deixou de ser tão absurdo e por vezes já atinge valores deveras acessíveis, pelo menos para certa parcela da população. E quando você estiver com sua TV 3D em sua sala (ou quarto), qual seria a distância ideal do aparelho para ter a visão mais nítida do efeito tridimensional?

Pensando nisso, o site THX publicou algumas informações muito úteis sobre relação entre a distância que o telespectador deve ficar com o tamanho da tela das TVs de alta definição. Partindo dessas distâncias listadas abaixo, o ideal é cada pessoa procurar o ponto que sinta maior conforto visual, avançando em direção à tela pouco a pouco.

(Fonte da imagem: Reprodução/THX)

Para que possa sentir a maior imersão possível nos efeitos 3D, é necessário que a posição de assistir seja diretamente de frente para o televisor. Visões laterais podem enfatizar as projeções dos chamados “fantasmas” que acompanham as imagens, piorando a clareza e a nitidez das imagens.

Por que tentar várias distâncias? Porque o cérebro precisa de uma distância “x” para conseguir processar as imagens que um telespectador vê com o olho direito juntamente com a que ele vê com o olho esquerdo. Essa posição varia, logicamente, de uma pessoa para outra.

Confira o quadro de distâncias em televisões HD abaixo, baseado na reportagem da HT&CD e nas informações do site Best-3dtvs:

Tela     
Distância Mínima     
Distância Máxima
40"1,22 m1,82 m
50"1,51 m2,28 m
60"1,82 m2,74 m
Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.