O seu time é melhor que o meu apenas em seu cérebro

Imagem de: O seu time é melhor que o meu apenas em seu cérebro

(Fonte da imagem: Wikimedia Commons)

Pode parar de dizer que as brigas de torcida são causadas pelo futebol. O verdadeiro responsável pela violência nos estádios é o seu cérebro. Isso mesmo. Um estudo feito pela University of Queensland, na Austrália, e publicado recentemente pelo site New Scientist mostra que o sentimento de “o meu time é melhor que o seu” tem mais causas naturais do que se imaginava.

De acordo com o responsável pelo estudo, Pascal Molenbergh, o cérebro humano reage de forma que um torcedor sempre enxergue o desempenho de sua equipe de maneira positiva, mesmo quando ela não é tão boa assim. Como é de se imaginar, isso acaba criando alguns confrontos de opiniões.

Para confirmar sua teoria, Molenbergh dividiu 24 voluntários em dois grupos e pediu que eles participassem de um pequeno jogo: um representante de cada time deveria fazer uma série de movimentos com as mãos e todos os envolvidos deveriam determinar quem foi mais rápido. O resultado mostrou que todo mundo considerou o membro de seu time como o vencedor, mesmo quando ambos realizaram a tarefa na mesma velocidade.

Além disso, a atividade cerebral durante a brincadeira apontou que a área responsável pela percepção foi ativada durante o jogo, e não na hora de determinar o vencedor, comprovando que todos os envolvidos já tinham uma predisposição para apoiar seus favoritos.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.