Você pode medir a temperatura de um ambiente ouvindo os grilos lá fora

Imagem de: Você pode medir a temperatura de um ambiente ouvindo os grilos lá fora

(Fonte da imagem: Montagem/Clker)

O tempo é uma das ações da natureza que o homem não consegue controlar. Já que não temos domínio sobre o que São Pedro decide por nós, tentamos, ao menos, prever suas ações. Para você descobrir a temperatura e a previsão do que vem por aí, basta entrar em um site especializado em clima, acompanhar o telejornal ou digitar “tempo” no Google para que o próprio buscador responda.

Mas agora nós vamos ensinar a você um método mais “Chuck Norris” para descobrir qual a temperatura atual usando apenas grilos. O pequeno inseto pode servir como um termômetro natural através dos sons que emite. Antes de mostrar como conseguir medir a temperatura assim, vamos entender o motivo dos grilos fazerem cricri.

Cantadas de grilo

A sua tia deve achar o som dos grilos no jardim algo relaxante, mas o que ela provavelmente não sabe é que o barulho que eles emitem nada mais é que um canto de acasalamento. E é coisa de macho.

O cricri do grilo é produzido quando ele roça suas asas e pernas umas sobre as outras. A espécie masculina possui uma série de pelos nas bordas de suas asas, alinhados como pentes para emitir esse som. Essa é a forma como os grilos machos atraem as fêmeas para reprodução.

Modos invertidos

A ideia de contar os ruídos dos grilos para servir como uma maneira informal de descobrir a temperatura não é nova. Em 1897, o físico americano Amos Dolbear propôs a teoria de que a temperatura externa determinaria o número de cricris dos grilos.

Ao longo dos anos, essa suposição foi aprimorada e agora os pesquisadores acreditam que é possível medir a temperatura através dos sons dos grilos. Mas como fazer isso? Confira a seguir.

Temperatura cricrilar

(Fonte da imagem: Freaking News)

Foram diversas tentativas de criar “termômetros” baseados em sons de grilo ao longo dos anos. A primeira versão sugeria contar os cricris durante 40 segundos e em seguida adicionar o número 38 ao resultado para obter a temperatura em graus Fahrenheit. Por exemplo: se em 40 segundos você ouvir 30 cricris, adicione 38 e o resultado será 68 °F (20 °C).

Outra proposta diz que o numero de cricris deve ser contado em 14 segundos, e em seguida você deve adicionar o número 38 ao resultado. Outra ainda afirma que o número de sons emitidos pelos grilos deve ser contado em 15 segundos e depois adicionar 48.  As temperaturas obtidas nesses exemplos são em Fahrenheit.

De acordo com o “The Older Farmer’s Almanac” (algo como “o almanaque do velho fazendeiro”), uma publicação americana editada desde 1792 que contém previsões meteorológicas, tabelas de marés e gráficos de plantio, entre diversos outros assuntos, você deve contar os cricris em 14 segundos e adicionar o número 40 para obter a temperatura. Exemplo: 30 cricris + 40 = 70 °F (21° Celsius).

É desse almanaque o único método de conversão direta em graus Celsius. Para converter o barulho dos grilos assim, conte o número de sons emitidos em 25 segundos, divida por três e em seguida adicione o número 4 para obter a temperatura. Exemplo: 48 cricris ÷ 3 + 4 = 20 °C.

Comprovado cientificamente

A Dr. LeMone Peggy, do GLOBE Program (um programa de educação científica financiado pelas agências americanas NASA, NOAA e NFS, além do próprio governo dos EUA), resolveu estudar a teoria em sua casa, na cidade de Boulder, Colorado, para descobrir se o método realmente funcionava.

Ela descobriu que, quando contava os sons do grilo em um período de 15 segundos e adicionava o número 37 ao resultado, o valor atingido era próximo da temperatura real (em graus Fahrenheit). O gráfico abaixo mostra a relação entre a temperatura real e a temperatura baseada no termômetro dos grilos:

(Fonte da imagem: Scientists’ Blog )

Como é possível observar, os valores entre as temperaturas estão bem próximos, variando pouco entre eles. Em outro método usado pela Doutora Lemone, os cricris são contados em um período de 13 segundos, adicionando o número 40 ao final. O resultado é melhor que o anterior, conforme você pode ver no gráfico abaixo:

(Fonte da imagem: Scientists’ Blog)

Bancando o cientista

Quer descobrir a temperatura apenas com o canto dos grilos e impressionar sua família? Então confira a lista dos “materiais” necessários para fazer a experiência. Você vai precisar de:

  • Grilos (obviamente);
  • Silêncio razoável (para ouvir os grilos);
  • Temperatura acima de 12 °C (porque abaixo disso os grilos não cricrilam);
  • Um relógio (ou algo para marcar o tempo).

Use qualquer um dos métodos descritos acima para verificar qual é o mais exato. Lembre-se de que a maioria utiliza a temperatura medida em graus Fahrenheit, então, não se esqueça de converter a temperatura (faça isso aqui).

Esse método só funciona quando a temperatura está acima de 12 graus Celsius, pois os grilos não gostam de namorar no frio.

Fontes: The Old Farmer’s Almanac, Scientists’ Blog, How Stuff Works e Snopes.

Cupons de desconto TecMundo:

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.