Xbox Oban deve sair do forno em março para desenvolvedores

Imagem de: Xbox Oban deve sair do forno em março para desenvolvedores

O chip da próxima geração do console Xbox 360 já está em produção desde dezembro de 2011, aponta Charlie Demerjian do site Semiaccurate. De codinome Oban, ele estaria sendo produzido pelas empresas IBM e Global Foundries para a Microsoft.

A especulação ganhou peso quando Charlie constatou que vários desenvolvedores receberam avisos da Microsoft no mesmo dia em que vazaram informações sobre o novo console ano passado. Ao questionar funcionários da empresa de Bill Gates, o site recebeu vários comentários raivosos. Pois é, não parece apenas coincidência.

Planos em andamento

Agora, uma fonte anônima da Microsoft disse ao SemiAccurante que o novo chip tem uma logo azul e que mais de 10 mil "wafers" (bolachas de processadores) estão em produção. A fonte afirma com 99% de certeza que o novo processador é um SoC (sistema em um chip) que casa um PowerPC CPU com uma GPU da AMD modificada da série Radeon HD 7000. É possível que a plataforma x86 seja suportada.

Essa primeira rodada de produção trabalha com chips Oban de 32 nanômetros e sairá das fábricas em fevereiro. Apesar de ligeralmente alta, a quantidade de chips produzidos reflete que esta versão será destinada apenas aos desenvolvedores de jogos (dev kits) a partir de março, o que praticamente confirma o lançamento do console somente para 2013.

Via BJ

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.