Google testa novo tipo de login no Gmail através de códigos QR

Imagem de: Google testa novo tipo de login no Gmail através de códigos QR

(Fonte da imagem: Reprodução/Geeky Gadgets)

A Google está testando uma nova e mais segura forma de acessar o Gmail. Com este novo método, em vez de usar nome de usuário e senha, você poderá usar o seu smartphone e um código QR. A intenção é tornar o serviço de email mais seguro para quem precisa acessar sua conta através de computadores e redes Wi-Fi públicas ou potencialmente inseguras.

O sistema, que ainda não está disponível, funciona da seguinte forma: ao acessar a área de login do Gmail, é gerado um código QR, que então é lido pelo smartphone. Depois disso, você insere os dados através do celular, e o computador reconhece as informações automaticamente.

O uso do código QR serviria para manter os seus detalhes mais seguros contra ataques maliciosos. Embora o uso dele possa ser útil e realmente ajude na proteção de informações, o método não é 100% eficaz, podendo existir falhas e ainda assim os dados acabarem roubados.

O que é o Código QR?

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia)

O código QR é um tipo de código de barras bidimensional que pode ser decodificado rapidamente por qualquer smartphone que tenha um leitor instalado. O aparelho então lê o código e gera um texto ou link – ou as informações de login do Gmail.
Se você quiser saber tudo sobre os QR Codes, não deixe de ler o artigo que o Tecmundo preparou sobre o assunto: O que são os QR Codes?

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.