Mesa bagunçada faz você raciocinar melhor

Imagem de: Mesa bagunçada faz você raciocinar melhor

"Ui, a mesa dele é organizada" 

Diferente do que a maioria dos gerentes e profissionais de Recursos Humanos acredita, uma mesa bagunçada pode facilitar o raciocínio. Essa é a conclusão de uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Groningen, na Alemanha, publicada no Journal of Consumer Research.

A proposta da pesquisa partiu da análise das mesas de pensadores e escritores famosos, como Albert Einsten e Roald Dahl, que notoriamente eram conhecidos por suas estações de trabalho nada organizadas. A pesquisa constatou que aqueles que tinham mesas menos organizadas resolviam problemas de maneira mais rápida, eficiente e criativa.

“Nem todas as evidências apoiam esta ligação convencional entre um ambiente confuso e uma mente confusa”, detalha o estudo. Os testes para comprovar a tese foram feitos não só em mesas, mas também em vitrines de lojas e em um ambiente de trabalho convencional.

A pesquisa revelou ainda um detalhe curioso entre pessoas com perfil mais liberal e pessoas mais conservadoras. Os liberais, ao avistar uma camiseta de estampa simples em meio a um ambiente bagunçado, estavam dispostos a pagar um pouco mais pela peça de roupa. Já os conservadores não foram afetados pela organização do ambiente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.