UPU: nova arquitetura de chips portáteis promete muita potência gráfica

Imagem de: UPU: nova arquitetura de chips portáteis promete muita potência gráfica

(Fonte da imagem: Reprodução/Extreme Tech)

Ainda não existe uma data para isso, mas é possível que em breve vejamos um novo tipo de tecnologia sendo instalado em smartphones e tablets. Trata-se da microarquitetura UPU (Harmony Unified Processing Architecture) para processadores, que está sendo testada pela empresa chinesa ICube Corp.

O grande foco dos engenheiros envolvidos no projeto é criar um chip capaz de aumentar as capacidades multitarefas dos portáteis. Baseados em um sistema chamado “Multi-Thread Virtual Pipeline Parallel Computing Core”, os responsáveis pela UPU garantem que os processadores com essa arquitetura são os únicos que realmente podem aliar CPU e GPU com alto desempenho.

O nome complicado (Multi-Thread Virtual Pipeline Parallel Computing Core) representa o processamento de várias informações em paralelo, otimizando o clock do chip e oferecendo melhores resultados – mesmo que esteja em frequências menores. Apesar das promessas, a empresa chinesa ainda não divulgou mais informações sobre o funcionamento da tecnologia.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.