Truques muito úteis para o FireFox

Imagem de: Truques muito úteis para o FireFox

Você pode não saber, mas no FireFox é possível alterar algumas configurações para melhorar o desempenho da navegação, assim como alguns parâmetros para deixar mais espaço livre na tela. Além disso, também há a possibilidade de você usar teclas de atalho para que sua navegação seja muito mais eficiente.

Conseguindo mais espaço para a visualização de páginas

Uma opção simples para obter mais espaço para as páginas da Internet que você visita é apertar a tecla F11 do seu teclado, pois dessa forma o navegador exibirá somente as páginas visitadas (sem a barra de endereço, etc.). No entanto, se você não desejar se valer de tal método, é possível remover algumas barras desnecessários (para alguns) e diminuir o tamanho de certos ícones.

Para reduzir o tamanho dos ícones clique no menu “Exibir”, escolha “Barra de Ferramentas”, abra o item “Personalizar” e marque a caixa “Ícones pequenos”. Já para remover a barra de acesso rápido aos favoritos, a qual não é usada por todos, faça os mesmos passos anteriores, mas ao invés de selecionar a opção “Personalizar”, desmarque a opção “Favoritos”.

capa

Ligue o “botão turbo” do seu FireFox!

Muitos brasileiros hoje em dia já possuem internet banda larga em suas casas, no entanto, muitos deles, mesmo já sendo usuários do FireFox, não sabem que as configurações de internet dele são voltadas para pessoas usuárias de banda estreita (internet discada).

Para ter um melhor proveito de sua conexão rápida você pode se valer do “pipelining”, uma técnica que permite ao FireFox carregar mais coisas ao mesmo tempo do que carrega na configuração-padrão. Ao digitar “about:config” na barra de endereços do seu FireFox será possível alterar as configurações-padrão.

Agora, procure pelas entradas “network.http.pipelining”, “network.http.proxy.pipelining”, “network.http.pipelining.maxrequests” e mude os seus valores para, respectivamente: “true”, “true” e “30”.

turbo

Além disso, também é possível criar uma entrada chamada “nglayout.initialpaint.delay” com o valor “0” para que o FireFox não espere antes de mostrar as informações que recebe. Para isso, clique com o botão direito do mouse em qualquer parte da janela “about:config”, selecione “Nova Opção” e clique em “Inteira”.

Veja as imagens como elas realmente são


Provavelmente você já tenha notado que às vezes algumas imagens ou fotos são carregadas com cores diferentes daquelas vistas em um programa como o Photoshop, por exemplo. Isso acontece porque o FireFox diminui a qualidade dessas imagens para ganhar um acréscimo de 10% a 15% na velocidade de navegação.

Se você não se importa de perder um pouco de velocidade em prol de imagens melhores, veja a seguir como alterar tal configuração: acesse “about:config”, procure pela chave “gfx.color_management.enabled” e a altere para “true”.

comparacao

Limitando o uso de memória RAM feito pelo FireFox

O FireFox costuma ser um processo que usa muito da memória RAM disponível em seu computador. Para limitar tal uso, digite “about:config” na barra de endereços e procure pela entrada “browser.cache.memory.capacity”. Agora você alterará o valor para 15000 para memórias entre 512 MB e 1 GB ou 5000 para memórias RAM entre 128 MB e 512 MB. Caso tal entrada não exista, clique com o botão direito em qualquer parte da janela, selecione "Nova Opção" e depois "Inteira...", feito isso, insira “browser.cache.memory.capacity” no primeiro campo, clique em "OK" e depois insira o valor de memória RAM a ser usado.

Deletando e limitando o número de sugestões de sites e/ou pesquisas

Pode ser que você ache o número de sugestões apresentadas pelo FireFox muito alto ou muito baixo, ou ainda, pode ser que você queira apagar uma dessas sugestões, pois foi um endereço o qual foi digitado errado e você não quer selecioná-lo novamente sem querer. No segundo caso, basta apertar a tecla “Del” para que a entrada seja apagada, já no caso de sugestões do campo de pesquisa é necessário segurar a tecla “Shift” antes de apertar a tecla anterior.

barraurl

Para alterar o número de sugestões de sites, acesse “about:config”, procure pela entrada “browser.urlbar.maxRichResults” e insira o número de sugestões que passarão a ser mostradas quando você começar a digitar algo na barra de endereços.

Carregue somente as páginas que você realmente verá

O FireFox tem uma função quer tanto pode ser bastante útil, quanto ser o total oposto disso. Tal função é carregar as páginas (fazer o download, na verdade) que você poderá vir a visitar, como por exemplo, as páginas que ficam no topo de pesquisas do Google. Se você costuma clicar em todas as páginas de uma pesquisa ou então, sempre clica em todos os links de um site, desativar essa opção não será algo benéfico, todavia, se o contrário for verdadeiro, ensinaremos você a desativá-la.

Como você já deve ter se acostumado, acesse “about:config”, procure pela entrada “network.prefetch-next” e mude o seu valor para “false”. Pronto, agora sua navegação passou a ser mais “leve”!

Atalhos do teclado

Usar atalhos é uma maneira bastante útil de se aumentar a velocidade de navegação, fazendo com que, dessa forma, você perca menos tempo fazendo movimentos gigantescos, como por exemplo, mover o braço do teclado até o mouse para trocar a aba sendo visualizada no momento. Uma vez tendo explicado um pouco sobre a função dos atalhos, vamos à lista!

Barra de espaços: Page down (rola a página para baixo);
Shift + Barra de espaços: Page up (rola a página para cima);
Ctrl + F: Localiza um texto específico;
Alt + N: Localiza a próxima ocorrência do texto;
Ctrl + D: Adiciona a página atual aos favoritos;
Ctrl + T: Abre uma nova aba;
Ctrl + K: Vai até a caixa de pesquisa;
Ctrl + L: Vai até a barra de endereços;
Ctrl + =: Aumenta o tamanho do texto;
Ctrl + -: Diminui o tamanho do texto ;
Ctrl + W: Fecha aba atual;
F5: Atualiza a página atual;
Alt + HOME: Carrega a sua página inicial;
Ctrl + TAB: Seleciona a próxima aba à direita;
Ctrl + SHIFT + TAB: Seleciona a próxima aba à esquerda;
Ctrl + 1-9: Abre a aba correspondente ao número digitado;
Clique do botão central do mouse em um link: Abre o link numa nova aba;
Shift + Gire do botão do meio (scroll) do mouse para baixo: Volta à página anterior;
Shift + scroll para cima: Carrega a página seguinte caso você tenha voltado dela;
Ctrl + scroll para baixo: Aumenta o tamanho do texto;
CTRL + scroll para baixo: Diminui o tamanho do texto;
Clique do botão central do mouse na aba: Fecha aba.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.