Próxima revolução da ciência será a dos materiais invisíveis

Imagem de: Próxima revolução da ciência será a dos materiais invisíveis

(Fonte da imagem: Reuters / David Moir)

A busca pela invisibilidade tem sido há muitos anos um desejo incansável dos cientistas. Contudo, depois de muitas pesquisas, estudiosos descobriram uma forma de criar materiais capazes de esconder tudo o que estiver ao alcance da vista.

Em vez de “dobrar” a luz para dentro, como acontece quando ela atravessa a água ou vidro, os novos metamateriais são capazes de fazer com que ela banhe o objeto, da mesma forma que a água faz com uma pedra, por exemplo.

Até então, os primeiros testes realizados haviam sido feito com peças pequenas e os cientistas se viram capazes de ocultar bactérias com eles. Porém, a novidade é a invenção de uma espécie de impressora de metamaterial, criada pelo pesquisador John Rogers, da Universidade de Illinois.

“Agora podemos criar quantidades grandes de metamaterial, tornando nosso trabalho mais prático”, explica Rogers. Por enquanto, os objetos ocultos ainda aparecem como uma sombra, mas o design vem sendo constantemente aperfeiçoado. “Criar uma capa de invisibilidade seria algo bastante interessante, mas ainda estamos longe disso”, finaliza.

Cupons de desconto TecMundo:

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.