TV controlada pela mente é demonstrada na CES 2012

Imagem de: TV controlada pela mente é demonstrada na CES 2012

(Fonte da imagem: Reprodução/PCMag)

Enquanto a maior parte dos competidores se ocupa em criar tecnologias para rivalizar com a Apple em termos de aplicativos e controles por voz, há quem vá mais longe. Durante a atual edição da feira CES, a Haier demonstrou um protótipo de TV controlada por ondas cerebrais. Denominada “Brain Wave TV”, a tecnologia convida os participantes da feira a colocar sobre suas cabeças um periférico que bem poderia ter saído do filme “Blade Runner”.

A estrutura inclui uma peça que repousa sobre a testa, mais um clipe que é afixado no lóbulo da pessoa. Conforme revelou o site Dvice, a empresa não disponibilizou qualquer interface de TV, tendo apenas convidado os presentes a participar de um singelo mini game: a ideia é se concentrar para tentar explodir um barril exibido em uma tela de 58 polegadas.

Ainda de acordo como referido site, o funcionamento do “Brain Wave TV” é um tanto menos impressionante que a parte conceitual, talvez em razão da pouca quantidade de sensores.

De qualquer forma, a ideia da Haier — que já fornece modelos comerciais do periférico para o mercado asiático — é que, dentro de não muito tempo, você esteja mudando canais e controlando o volume da sua TV com a força da mente. Segundo a empresa, a equipe de pesquisa e desenvolvimento trabalha a todo o vapor para isso. Resta saber em que ponto teoria e prática vão realmente se encontrar. Para mais tecnologias pioneiras, fique ligado no Tecmundo.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.