Yahoo nomeia Thompson, do PayPal, seu novo presidente

Imagem de: Yahoo nomeia Thompson, do PayPal, seu novo presidente

Reuters. Por Rachana Khanzode, Georgina Prodhan e Yinka Adegoke - O Yahoo nomeou o presidente do PayPal, Scott Thompson, como seu novo presidente-executivo nesta quarta-feira, esperando que o conceituado especialista em tecnologia e comércio eletrônico replique o seu sucesso conquistado no eBay e mude o rumo da companhia, que enfrenta dificuldades.

Thompson, reconhecido por impulsionar o crescimento da divisão de pagamentos do eBay, o PayPal, chega ao Yahoo em um período de agitação, conforme a companhia leva adiante uma revisão estratégica cujas discussões incluíram a possibilidade de venda de toda a companhia ou de parte dela, e até o fechamento do seu capital.

Thompson, ex-desenvolvedor da plataforma de software de pagamentos da Visa, chega à companhia cinco meses depois da demissão da ex-presidente-executiva Carol Bartz, conforme o Yahoo luta para competir com pesos pesados da Internet, como Google e Facebook.

"Sou de Boston, somos os oprimidos desde o início dos tempos. Felizmente, tal espírito permaneceu. Gosto de fazer coisas complicadas, muito difíceis e desafiadoras", disse Thompson em entrevista.

Thompson, que assumirá o cargo em 9 de janeiro, também participará do Conselho de Administração do Yahoo.

Ele dirigiu o PayPal desde 2008 e foi anteriormente seu vice-presidente de tecnologia. Sob sua liderança, o PayPal elevou sua base de usuários de 50 milhões para mais de 104 milhões de usuários ativos. O PayPal processou 29 bilhões de dólares em pagamentos no terceiro trimestre de 2011.

O presidente do Conselho de Administração do Yahoo, Roy Bostock, afirmou a analistas em uma teleconferência com Thompson que o Yahoo não tem intenção de fechar seu capital.

"A notícia é provavelmente um pouco negativa, porque torna a venda de toda a companhia para alguém como a Microsoft menos provável", disse Brett Harriss, analista da Gabelli & Co. "Ele é certamente um gerente competente e certamente foi bem-sucedido no PayPal".

O presidente-executivo do eBay, John Donahoe, disse à equipe em um comunicado interno que a mudança de Thompson foi um "choque".

Como parte da revisão estratégica, o Yahoo tem discutido reduzir suas participações na chinesa Alibaba e em sua afiliada japonesa como parte de um acordo estimado em 17 bilhões de dólares, segundo fontes familiares com o assunto.

Analistas têm dito que uma das primeiras tarefas de um novo presidente-executivo deve provavelmente ser cuidar das vendas dos ativos asiáticos.

O Yahoo, cujos serviços incluem e-mail, mecanismos de busca na Internet, notícias e compartilhamento de fotos, foi uma empresa pioneira na web que cresceu rapidamente nos anos 1990, mas atualmente tem lutado para manter sua relevância e receita de publicidade frente à forte concorrência.

Em 2008, o Yahoo rejeitou uma oferta hostil da Microsoft no valor de 44 bilhões de dólares. O valor de suas ações foi eventualmente depreciado com a crise econômica mundial e seu atual valor de mercado é de cerca de 20 bilhões de dólares.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.